Procura interna impulsiona crescimento na Bélgica

A Crédito y Caución prevê que as insolvências empresariais aumentem ligeiramente em 2019, permanecendo acima dos níveis anteriores à crise financeira internacional de 2008.

Madrid - 12-jul-2019

A Crédito y Caución prevê que o crescimento da Bélgica, que abrandou em 2018, se mantenha abaixo de 1,5% em 2019 e 2020. A procura interna e o investimento público contribuirão para impulsionar a atividade económica.

O Reino Unido é um importante mercado de exportação para a Bélgica, especialmente para as indústrias de equipamentos de transporte, têxtil e produtos químicos, que poderiam ser afetadas de forma negativa pela saída do Reino Unido da União Europeia.

O défice fiscal aumentará de novo em 2019 e 2020 apesar do facto de que a dívida do Governo central, em torno a 100% do PIB, continua a ser uma das mais elevadas da União Europeia em termos relativos. A médio prazo, a Bélgica terá de resolver a consolidação orçamental.

A Bélgica mantém um alto nível de insolvências corporativas. Espera-se que as falências aumentem ligeiramente em 2019, após uma modesta descida de 1% em 2018. Com cerca de 10.075 casos esperados para este ano, o número de insolvências permanecerá acima dos níveis registados antes do início da crise financeira internacional em 2008.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países. Pertencemos ao Grupo Catalana Occidente, um dos líderes do setor segurador em Espanha e de seguro de crédito no mundo.