Os cinco grandes riscos de 2019

A extensão do conflito tarifário à União Europeia, o abrandamento forçado do crescimento chinês ou uma política monetária errada encabeçam a lista de grandes riscos globais deste ano divulgados pela Crédito y Caución

Madrid - 13-jun-2019

Quais são os principais riscos que ameaçam a robustez do crescimento e do comércio global em 2019? Segundo o último Economic Outlook divulgado pela Crédito y Caución, a lista é encabeçada pela proliferação da guerra comercial. O relatório lembra que "a trégua temporária entre os Estados Unidos e a China" terminou inesperadamente com uma "escalada surpresa quando se esperava que o acordo estivesse próximo". Pela mesma razão, a extensão do conflito à União Europeia "não é improvável, apesar da trégua prévia entre o presidente da Comissão Europeia e o presidente dos Estados Unidos. Se isso se concretizar, o crescimento do PIB mundial sofrerá um impacto adicional".

O impacto da guerra comercial aumenta os riscos de um possível abrandamento forçado para a China, que recorreu a estímulos monetários e fiscais para enfrentar a sua desaceleração. Embora isso tenha ajudado a manter o crescimento do PIB, aumentará ainda mais os níveis de endividamento, que já são muito elevados. O impacto seria sentido através dos mercados de commodities, onde os preços dependem especialmente da procura chinesa, e dos países vizinhos, integrados na cadeia de valor das exportações chinesas.

A seguir à guerra comercial e a uma desaceleração abrupta da China, os principais riscos para o crescimento global seriam uma política errada por parte da Reserva Federal, o elevado nível de incerteza política, derivada de fenómenos como o Brexit ou a agenda do governo italiano, e a volatilidade do preço do petróleo.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.