Escalada protecionista ameaça as TIC

As boas perspetivas das Tecnologias de Informação e Comunicação enfrentam o impacto da crescente escalada na tensão comercial entre os Estados Unidos e a China.

Madrid - 18-jun-2019

O mais recente Market Monitor divulgado pela Crédito y Caución prevê que as vendas mundiais de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) cresçam acima dos 3% em 2019. No entanto, a seguradora de crédito adverte que a boa evolução prevista em quase todos os segmentos, especialmente intensa no software empresarial (8%) e nos serviços associados (5%), enfrenta o impacto da “crescente escalada na tensão comercial entre os Estados Unidos e a China” que “representa o maior risco para as perspetivas da indústria”.

Em maio, os Estados Unidos aumentaram as tarifas dos 200.000 milhões de dólares de importações chinesas de 10% para 25%. Embora as TIC não tenham sido afetadas de forma significativa, o relatório da Crédito y Caución adverte que uma escalada “para impor tarifas em quase todas as restantes importações da China e as medidas de retaliação por parte de Pequim afetariam, em definitivo, o desempenho da indústria", enfraquecendo a confiança de empresas e consumidores em todo o mundo.

Cerca de 88% das importações chinesas de TIC são componentes electrónicos que são montados na China continental e depois reexportados. Um aumento das tarifas norte-americanas para 25% para todos os seus produtos de telecomunicações e componentes de telefones inteligentes chineses iria travar o crescimento dos fabricantes de TIC e causar uma mudança nas fábricas que as marcas globais têm neste mercado asiático. Devido às difíceis condições de mercado, a Crédito y Caución espera que os níveis de incumprimento das empresas chinesas do setor aumentem em 2019, embora, de momento, não se espere um crescimento significativo das insolvências.

Nos Estados Unidos, o impacto da disputa comercial no setor das TIC ainda está por vir, dada a complexidade das cadeias de fornecimento. O relatório observa que muitas empresas norte-americanas do setor que importam da China "começaram a acumular inventário ou a importar produtos de outros mercados asiáticos". Uma guerra comercial em larga escala aumentaria os preços nos Estados Unidos para uma gama significativa de componentes eletrónicos. Neste cenário, o relatório da seguradora de crédito prevê que uma parte dos novos custos seja absorvida pelos retalhistas, o que causaria uma redução das suas margens, num mercado muito competitivo.

O impacto desta guerra bilateral transcende a China e os Estados Unidos. O Japão é já um dos países mais afetados pelas restrições norte-americanas aos fornecedores de determinadas companhias tecnológicas chinesas. Além disso, qualquer abrandamento económico na China provocado pela disputa comercial conduzirá a uma queda das exportações japonesas para toda a Ásia.

O relatório incide também sobre os efeitos do Brexit nas TIC. “Continuamos a monitorar de perto os fornecedores de TIC no setor de serviços financeiros, que é um mercado importante para as vendas no Reino Unido. A possível deslocalização de instituições financeiras para a Europa continental, na esteira do Brexit, poderia ter um efeito em cadeia sobre os fornecedores de TIC. Embora o Governo britânico tenha tentado tranquilizar as principais empresas financeiras de que a indústria estará protegida num acordo comercial para o Brexit, o resultado real ainda está por ver", afirma.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo URL
_ga googletagmanager.com Registra un ID único que se utiliza para generar datos estadísticos sobre cómo el visitante utiliza el sitio web. 2 años HTTP pageLink
_gat_UA-# Script inline Utilizado por Google Analytics para reducir la tasa de solicitudes 1 día HTTP pageLink
_gid googletagmanager.com Registra un ID único que se utiliza para generar datos estadísticos sobre cómo el visitante utiliza el sitio web. 1 día HTTP pageLink