Crédito y Caución prevê a desaceleração de todas as regiões do mundo

A Crédito y Caución prevê que o PIB mundial de 2019 cresça quatro décimas a menos do que em 2018 devido, em particular, à desaceleração da Zona Euro e dos Estados Unidos

Madrid - 17-jun-2019

A Crédito y Caución prevê que a moderação do PIB mundial se intensifique até 2,8% em 2019, quatro décimas abaixo do valor de fecho de 2018, devido, em especial, à desaceleração da Zona Euro e dos Estados Unidos. As previsões de crescimento do PIB mundial incluídas no mais recente Economic Outlook da seguradora de crédito "mostram uma significativa desaceleração em todas as regiões".

O crescimento previsto pela seguradora de crédito para a Zona Euro em 2019 está limitado a 1,3%, cinco décimas abaixo de 2018. A região enfrenta o impacto da queda na procura externa que afeta principalmente o seu motor económico, a Alemanha. Além disso, Itália continua em recessão ligeira. A recuperação dos dois países só pode ser esperada a partir de 2020, o que poderia impulsionar ligeiramente o crescimento do PIB nesse ano. No caso de um “hard” Brexit, estas estimativas de desaceleração teriam que ser revistas em baixa.

O crescimento dos EUA também diminuirá em 2019, à medida que o impacto dos estímulos fiscais se desvaneça. O PIB perderá, previsivelmente, três décimas, até 2,6%. A desaceleração esperada para 2020 é mais significativa: o crescimento ficará limitado a 1,7%. O cenário base destas previsões não contempla uma aceleração do conflito comercial com a China.

Na Ásia emergente a seguradora de crédito espera que o crescimento do PIB abrande quatro décimas, para 5,6% em 2019, devido à evolução da China e da Índia, os principais países da região. "Esta região está mais exposta às medidas protecionistas dos Estados Unidos e da China, assim como ao ajustamento da Reserva Federal."

A Europa de Leste também sofrerá uma notável desaceleração, de 3,4% para 2,7%. Esta queda de sete décimas deve-se, em grande medida, à recessão da Turquia após a expansão de 2018 e à desaceleração da Rússia, que enfrenta importantes sanções internacionais.

Na América Latina, apesar do melhor desempenho das suas maiores economias, o Brasil e a Argentina, o crescimento previsto do PIB perdeu sete pontos percentuais, para 0,2%, devido ao colapso da economia venezuelana.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.