O grave problema da Tailândia é a dívida pública

O aumento previsível da alavancagem das famílias e empresas no mercado asiático aumentará a sua debilidade perante um endurecimento das taxas de juros

Madrid - 21-jun-2019

A Crédito y Caución prevê um abrandamento da expansão económica da Tailândia em 2019 e 2020, como consequência direta da desaceleração das exportações. O crescimento do PIB permanecerá ligeiramente acima dos 3%, sustentado, sobretudo, pelo consumo privado e pelos investimentos públicos em infraestruturas.

O setor financeiro tailandês revela uma boa capitalização. A baixa inflação e o superavit externo garantem uma ampla margem para uma política monetária expansionista, mas isso aumentaria a alavancagem das empresas e das famílias e a sua exposição ao aumento inesperado das taxas de juros a nível global. Especialmente no caso das famílias, o elevado nível de endividamento, próximo dos 80% do PIB, já é um problema grave.

Embora o crescimento da Tailândia dependa, em grande medida, do turismo, das exportações de mercadorias e dos investimentos públicos, a economia do país é bastante diversificada. O setor de serviços representa aproximadamente 55% do PIB, a indústria 27% e o setor primário 9%.

Espera-se que o governo que emergiu das eleições de março prossiga com grandes projetos de infraestruturas e atraia investidores estrangeiros com o estabelecimento de uma grande zona económica especial. Apesar deste aumento na despesa pública, as finanças governamentais continuam sustentáveis. A dívida pública, que permanece abaixo dos 50% do PIB, é financiada, sobretudo, internamente, o que confere resistência a este mercado perante choques externos. As tensões sociais poderiam reaparecer, o que afetaria o comércio internacional e o investimento.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.