Crescimento zero e mais insolvências em Itália

Devido à estagnação económica e às condições de crédito mais rigorosas, a Crédito y Caución espera que as insolvências em Itália aumentem cerca de 6%.

Madrid - 10-jun-2019

A Crédito y Caución espera que Itália registe um crescimento zero do PIB em 2019, principalmente devido à crescente fraqueza do consumo privado, à contração dos investimentos e ao declínio da produção industrial. De acordo com o mais recente relatório divulgado pela seguradora de crédito, as perspetivas económicas são afetadas pela incerteza política, pela lenta recuperação do setor bancário e pela desaceleração do comércio mundial.

Embora o estado do sector financeiro italiano tenha melhorado desde 2017, graças às medidas do Governo, como as recapitalizações, muitos bancos ainda apresentam nos seus balanços empréstimos improdutivos, custos operacionais elevados e uma baixa rentabilidade.

Devido à estagnação económica e às condições de crédito mais apertadas, a Crédito y Caución espera que as insolvências aumentem 6% em 2019. Os problemas de liquidez das empresas italianas são agravados pelo fraco comportamento de pagamento, especialmente por parte do setor público. Com exceção dos setores de Alimentação e Químico, os prazos de pagamento noutros setores-chave são ainda muito longos, entre 90 e 120 dias, o que coloca à prova as finanças dos fornecedores de menor dimensão.

A agenda de reformas mostrou-se insuficiente para impulsionar o crescimento. A competitividade da Itália não melhorou significativamente em comparação com os mercados vizinhos da União Europeia. A confiança nas finanças públicas é fraca. Devido ao aumento dos gastos públicos, espera-se que o défice fiscal aumente mais de 2,5% em 2019 e 2020 e que o elevado percentual da dívida pública em relação ao PIB continue a crescer.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.