Crédito y Caución espera crescimento forte na Índia em 2019

A seguradora de crédito alerta que a elevada dívida das empresas constitui um risco para a economia indiana que poderia registar uma deterioração dos balanços empresariais

Madrid - 09-abr-2019

A Crédito y Caución estima que a Índia registe elevadas taxas de crescimento económico anual em 2019 e 2020, em torno dos 7%, impulsionadas por uma forte procura doméstica. Além disso, o comércio externo contribuirá positivamente para a expansão do PIB, devido às políticas fiscais para conter as importações e a debilidade da rupia.

Até ao momento, os atritos comerciais com os Estados Unidos tiveram um impacto limitado na Índia, mas o governo dos EUA anunciou a sua intenção de acabar com o tratamento preferencial que concedeu a esta economia asiática, através de tarifas reduzidas, o que poderia ter um impacto sobre as empresas indianas, especialmente nos setores de pedras preciosas, têxtil, alimentos processados e engenharia.

Nos primeiros nove meses de 2018, a taxa de câmbio da rupia esteve sob pressão devido ao ajuste da política monetária dos EUA, ao aumento da aversão ao risco nos mercados emergentes e às preocupações com o setor financeiro indiano. "As saídas de capitais e a volatilidade cambial poderão persistir em 2019, mas uma economia robusta e relativamente fechada, a contenção da inflação, os sólidos índices de reservas e uma dívida externa gestionável estão a travar as consequências negativas de uma rupia fraca para a economia", refere o relatório.

No outono de 2018, uma das maiores empresas indianas de construção e infraestruturas não cumpriu os seus compromissos financeiros. Embora o setor público tenha assumido a empresa e garantido os pagamentos, a situação causou uma preocupação crescente com a situação real do setor financeiro indiano e com os níveis de endividamento das empresas. Um elevado nível de dívida incobrável pesa nos balanços dos bancos, principalmente públicos, com ativos não rentáveis estimados em mais de 12% no início de 2019. O relatório da Crédito y Caución adverte que "de momento, a elevada dívida empresarial continua a ser um risco para a economia indiana e não é de descartar um incremento na deterioração dos balanços das empresas e dos bancos públicos".

Apesar das boas perspetivas de crescimento, a seguradora de crédito recorda que a Índia mantém algumas deficiências estruturais significativas: um setor agrícola subdesenvolvido, deficiência nas infraestruturas, leis laborais inflexíveis, excessiva burocracia e escassez de mão de obra qualificada. O país desfruta de uma boa liquidez e de um bom acesso aos mercados de capitais, o que torna a sua economia mais resistente do que outros mercados emergentes  aos choques externos.

Embora as receitas públicas tenham aumentado, apoiadas por um forte crescimento, a consolidação fiscal está a abrandar devido ao aumento da despesa com subsídios, assistência social e melhorias nas infraestruturas elétricas. Espera-se que os esforços para reduzir o défice orçamental se intensifiquem após o processo eleitoral que ocorrerá na primavera.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.