Abrandamento na Roménia em 2019

A Crédito y Caución estima que o PIB da Roménia abrande visivelmente, num contexto de arrefecimento da procura interna e das exportações

Madrid - 15-jan-2019

A Roménia mostrou um sólido crescimento nos últimos anos, impulsionado principalmente pela crescente procura interna. Em 2017, o PIB aumentou quase 7% devido, principalmente, ao intenso crescimento do consumo privado, ao aumento dos salários e à diminuição do desemprego.  No entanto, o mais recente relatório divulgado pela Crédito y Caución prevê que o PIB abrande sensivelmente em 2018 e 2019, num contexto de abrandamento da procura interna, aumento dos  taxas de juros para combater a inflação e de desaceleração das exportações pela debilidade da procura na zona euro.

O setor financeiro romeno, que iniciou em 2016 uma melhoria dos seus coeficientes de adequação de capital e de redução da morosidade nos pagamentos, ainda está sujeito a um elevado risco de crédito. O défice orçamental cresceu em 2016 e 2017 devido a uma redução dos impostos indiretos e à expansão da despesa pública. O relatório da seguradora de crédito líder na Península Ibérica prevê que, em 2018 e 2019, o défice aumente ainda mais devido às políticas fiscais expansivas, embora o nível de dívida pública, em torno dos 38%, continue moderado.

A Crédito y Caución salienta que a Roménia continua exposta a algumas vulnerabilidades importantes. A burocracia e a corrupção ainda são obstáculos ao desenvolvimento económico do país. O défice de conta corrente aumentou novamente para mais de 3% do PIB em 2017 e espera-se que cresça mais em 2018 e 2019 devido ao aumento das importações. Paralelamente, a moeda está sujeita a uma certa volatilidade e o país continua vulnerável à saída de capitais. Existem, contudo, alguns amortecedores fortes, como as abundantes reservas em divisas estrangeiras, a baixa dívida pública e a flexibilidade das taxas de câmbio.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.