Insolvências diminuem 22% em novembro e 5,6% no total do ano

O total de insolvências em novembro diminui 22% face ao período homólogo de 2017. As constituições crescem 8,9%.

Madrid - 07-dez-2018

As insolvências diminuem 22% em novembro atingindo um total de 511 empresas insolventes, menos 144 que no período homólogo de 2017. O valor acumulado para 2018 também se apresenta inferior em 5,6%, com menos 326 insolvências, e um total de 5.461 insolvências.

As declarações de insolvência requeridas diminuem 3,6% face a 2017, enquanto as apresentações à insolvência pelas próprias empresas baixam 8,5%. Os encerramentos com plano de insolvência diminuem 34,6% e as declarações de insolvência apresentam uma redução de 4,2%.

Lisboa e o Porto são os distritos com mais insolvências, 1.466 e 1.288 respetivamente. Em relação a 2017 regista-se uma diminuição de 7,4% para Lisboa e um aumento de 8% no Porto. Estes distritos representam pouco mais de 50% do total nacional.

Ao longo do ano, os distritos com decréscimos mais acentuados são: Leiria (-28,7%), Viseu (-27,1%), Portalegre (-26,5%), Setúbal (-26%), Évora (-24%) e Madeira (-22,8%). Estes distritos representam 15,2% do número total de insolvências.

Os distritos com aumentos percentuais mais notórios são: Angra do Heroísmo (+112,5%), Horta (+60%), Guarda (+37,5%), Castelo Branco (+22,7%), Beja (+16,7%) e Faro (+9,8%). No conjunto, representam 7,2% do total nacional.

A Indústria Extrativa (58,3%), o Comércio por Grosso (6,8%) e a Agricultura, Caça e Pesca (1,3%) são os setores com maiores aumentos no número de insolvências. As maiores reduções registam-se nas atividades de Telecomunicações (-44,4%), Comércio a Retalho (-18,2%), Hotelaria e Restauração (-13,5%), Construção e Obras Públicas (-8,1%), Transportes (-7,6%) e Comércio de Veículos (-4,1%).

Número de novas empresas continua a aumentar

As constituições em novembro aumentaram de 3.351 empresas em 2017 para 3.649 em 2018, mais 298 novas empresas em termos homólogos (8,9%). Verifica-se um aumento de 10,3% no acumulado relativamente ao ano transato, com um total de 41.645 constituições.

Lisboa - com 14.586 novas empresas - é o distrito com mais constituições e um aumento de 14,7% relativamente a 2017. O Porto ocupa a segunda posição, com 7.463 empresas e um crescimento de 12,5%. O distrito de Setúbal com 3.122 empresas preenche o terceiro lugar do pódio nacional e consegue o maior crescimento, mais 20,5% em termos homólogos.

As descidas mais significativas registam-se nos distritos da Horta (-18,8%), Bragança (-15,1%), Portalegre (-12,8%) e Beja (-6,4%). No entanto, estes distritos perfazem apenas 2,6% do total das constituições a nível nacional.

Os setores que manifestam variação positiva mais acentuada em relação a 2017 são: Transportes (aumento de  62,7%), Indústria Extrativa (35%), Construções e Obras Públicas (19,2%), Comércio de veículos (13,2%) e Outros Serviços (13,1%). Os únicos setores em que o número de constituições diminui são: Agricultura, Caça e Pesca (-19,8%), Telecomunicações (-2%) e Comércio a Retalho (-0,1%).

Sobre a Iberinform

A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores. O seu serviço de informação empresarial possibilita a obtenção de relatórios de empresas em mais de 200 países ou territórios e aceder às maiores bases de dados de incumprimento bancário em Espanha, como o RAI e ASNEF Empresas.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.