Crescimento do protecionismo ameaça setor de máquinas

A necessidade de adaptação às novas tecnologias gera importantes oportunidades na área de engenharia e máquinas, mas implica um desafio para um segmento importante do setor.

Madrid - 13-nov-2018

De acordo com o mais recente relatório divulgado pela Crédito y Caución, o setor de engenharia e máquinas evidencia boas perspetivas a curto prazo. A produção de bens de equipamento para a indústria está a beneficiar do aumento dos investimentos e a procura de máquinas de construção revela um comportamento estável na maior parte dos mercados.  As empresas dedicadas ao fabrico de máquinas para o setor do petróleo e do gás são as únicas afetadas pela debilidade dos investimentos na indústria energética.

Apesar das previsões serem razoáveis a curto prazo, o relatório alerta para o caráter cíclico desta indústria, altamente sensível a mudanças nas prioridades e nos orçamentos dos clientes finais. “O setor está altamente exposto à incerteza geopolítica e à volatilidade das condições económicas mundiais, incluindo a ameaça de um protecionismo crescente e de maiores barreiras ao comércio”, explica o relatório.

A necessidade de adaptação às novas tecnologias cria cada vez mais oportunidades para o setor de engenharia e máquinas, mas implica também um desafio para um segmento do setor sem capacidade, experiência ou envergadura financeira para escalar na cadeia de valor. As soluções baseadas nas tecnologias de impressão 3D estão a ser utilizadas, de forma crescente, em ambientes de engenharia comercial. A robótica e a automação industrial, cada vez mais avançadas, também se expandem com rapidez.  O relatório da seguradora de crédito líder na Península Ibérica prevê que a crescente difusão da Internet das Coisas tenha um grande impacto nos processos de engenharia industrial na medida em que as fábricas poderão interligar equipamentos e dispositivos, aumentando consideravelmente a eficiência e a produtividade.

O relatório relativiza o impacto da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China no setor, apesar da imposição de tarifas. “As entregas de maquinaria chinesa aos Estados Unidos ascenderam a 93.000 milhões de euros em 2017, o que representa 27% do total das exportações de máquinas na China. No entanto, o impacto direto das tarifas impostas pelos EUA no setor deveria ser limitado, na medida em que a quantidade de exportações para os Estados Unidos representa apenas 3% das receitas totais de maquinaria chinesa, dos quais apenas 50% estariam afetados por tarifas adicionais”, salienta o relatório.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.