Guerra comercial terá impacto moderado no sudeste asiático

A escalada da guerra comercial, o ajustamento monetário da Reserva Federal e a crescente aversão ao risco nos mercados emergentes “vão deixar uma marca" no crescimento da região.

Madrid - 15-nov-2018

Por muitos anos, os mercados emergentes da Ásia têm sido o principal motor do crescimento da economia mundial. No entanto, o mais recente relatório de pesquisa económica divulgado pela Crédito y Caución alerta que a escalada da guerra comercial entre os EUA e a China, o ajustamento monetário da Reserva Federal norte-americana e a crescente aversão ao risco nos mercados emergentes "vão deixar uma marca" nas perspetivas de crescimento da região.

Os países do sudeste asiático vão sentir o impacto porque a China e os Estados Unidos são os principais destinos do seu comércio externo. "Prevemos que o crescimento das exportações abrande nos próximos dois anos e que para alguns países venha a ser mais difícil financiar os seus déficits externos, mas não estamos muito preocupados. O impacto da debilidade do comércio mundial no crescimento do PIB do sudeste asiático será moderado na medida em que a procura doméstica ainda é forte, há espaço para políticas macroeconómicas compensatórias e a guerra comercial também deverá trazer consigo algumas consequências positivas", refere o relatório.

A Crédito y Caución considera "pouco provável" que os maiores países do sudeste asiático enfrentem uma crise financeira devido à subida dos juros nos Estados Unidos graças à solidez das políticas macroeconómicas levadas a cabo na região nas duas últimas décadas, às reservas acumuladas e à flexibilidade das taxas de câmbio.

O relatório destaca que "a União Europeia e o Japão partilham as preocupações dos Estados Unidos quanto aos laços estreitos entre o Estado e as empresas na China, à transferência obrigatória de tecnologia por parte das empresas estrangeiras que investem na China e à falta de igualdade do terreno de jogo" o que aumenta a probabilidade de que "combinem os seus esforços para mudar ou mesmo combater o modo como a China opera na economia global".

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.