Morosidade comercial é um problema crescente na Europa ocidental

De acordo com um estudo divulgado pela Crédito y Caución, três em cada cinco empresas na Europa ocidental sofrem dificuldades financeiras decorrentes de atrasos nos pagamentos.

Madrid - 29-out-2018

Embora ainda tenham um sinal positivo, as previsões de crescimento das economias da Europa ocidental apontam para uma desaceleração de 2% em 2018 para 1,7% em 2019. Com o Brexit e as medidas protecionistas, em grande medida impulsionadas pelos Estados Unidos, a adicionarem pressão aos mercados de exportação, o tecido empresarial está a começar a sentir um impacto negativo maior motivado pelos atrasos nos pagamentos de faturas.

De acordo com o mais recente Barómetro de Práticas de Pagamento na Europa ocidental divulgado pela Crédito y Caución, 58% das empresas (há um ano eram 56%) sentiram dificuldades financeiras na sua atividade devido a atrasos nos pagamentos por parte dos seus clientes B2B. O estudo baseia-se na participação de mais de 3.000 empresas a atuar nos mercados domésticos e de exportação de 13 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda e Suíça.

Em média, quase 42% do valor total das faturas B2B na Europa ocidental sofrem atrasos (há um ano, 41%). Ao nível dos mercados domésticos, os fornecedores na Grécia (51% do valor total das faturas) e em Itália (46%) foram os mais afetados. Os maiores afetados pelos atrasos nos pagamentos de clientes estrangeiros encontram-se na Grã- Bretanha (53% do valor total das faturas) e em França (51%). O atraso no pagamento dos clientes B2B reflete-se num Período Médio de Pagamento mais alargado, que pode ter impacto negativo na liquidez das empresas, aumentando o risco de crédito comercial B2B. Segundo o estudo divulgado pela Crédito y Caución, em 2017, os maiores aumentos no Período Médio de Pagamento registaram-se na Holanda (de 41 para 46 dias) e na Grã-Bretanha (de 31 para 35 dias).

O Barómetro de Práticas de Pagamento na Europa ocidental também analisa a opinião das empresas sobre os maiores riscos para o crescimento económico mundial nos próximos seis meses. Para 45% das empresas, a evolução do protecionismo dos Estados Unidos no sentido de uma guerra comercial é o acontecimento com maior probabilidade de travar o crescimento económico nos próximos seis meses. A maior percentagem de empresas a partilhar esta opinião encontra-se na Dinamarca (60%).

Andreas Tesch, Chief Market Officer da Atradius NV, declarou: "Prevê-se que as perspetivas de crescimento mundial percam impulso, o que irá gerar uma perspetiva mais prudente para 2019. Provavelmente a tendência de diminuição das insolvências globais irá abrandar, com apenas 1% de diminuição prevista para o próximo ano. Tudo aponta para um horizonte de deterioração das perspetivas mundiais de risco de crédito comercial. A proteção das faturas a pagamento é, nessa medida, de grande importância para as empresas. O seguro de crédito permite às empresas gerir os riscos inevitáveis de vender a crédito e pode ajudá-las a aproveitar as oportunidades de crescimento através de um comércio seguro e rentável".

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.