Insolvências aumentam 10,1% e constituições caem 2,7%

Insolvências sobem 10,1% em setembro face ao período homólogo de 2017. Este crescimento deve-se ao total de processos encerrados. Constituição de novas empresas cai 2,7%.

Madrid - 11-out-2018

As insolvências em setembro registam um aumento de 10,1% (55 insolvências) para um total de 598. O valor acumulado apresenta-se superior a 2017 em mais 231 insolvências, para um total de 4.714, o que traduz um incremento de 5,2% face ao período homólogo do ano anterior.

Por tipologia de ações, até final do terceiro trimestre de 2017, são as declarações de insolvência que apresentam o valor mais elevado com um total de 2.573, mais 231 que em 2017 (+12,1%). Esta tipologia traduz a conclusão de um processo de insolvência independentemente da data da sua apresentação.  Até final de setembro, as declarações de insolvências requeridas diminuem 3,2% (-35), enquanto as declarações de insolvência apresentadas pelas próprias empresas aumentam 2% (+20) e os encerramentos com plano de insolvência caem 37,2% (-32).

Lisboa e Porto são os distritos com mais ações de insolvência, 1.248 e 1.078 respetivamente, e no seu conjunto representam 49,4% do total nacional. No comparativo com 2017, verifica-se uma diminuição de 0,2% em Lisboa e um aumento de 19,1% no Porto.

Até final do terceiro trimestre deste ano, os distritos com maiores aumentos são: Angra do Heroísmo (+166,7%), Beja (+68,4%), Guarda (+64,9%), Horta (+60%), Castelo Branco (+46,2%) e Faro (+35%). Estes distritos representam 7,6% do total nacional. As diminuições mais significativas registam-se na Madeira (-21,1%), Setúbal (-17,4%), Leiria (-15,6%), Évora (-15,5%) e Viseu (-14,8%). No conjunto, estes distritos perfazem 14,9% do total de insolvências.

No acumulado, 15 distritos aumentam as ações de insolvência (56,9% do total) e seis diminuem (41,4%). Apenas Viana do Castelo, que representa 1,7% do total do país, mantém um resultado idêntico ao de 2017 (79 insolvências).

Só três setores apresentam decréscimos nas insolvências até final do terceiro trimestre: Telecomunicações (-37,5%), Transportes (-4,7%) e Hotelaria e Restauração (-3,6%). Com aumentos mais significativos surgem os setores da Indústria Extrativa (+240%), Eletricidade, Gás, Água (+28,6%), Agricultura, Caça e Pesca (+20,7%), Comércio a Retalho e por Grosso (+5,4% e +14,6% respetivamente), Comércio de Veículos (+7,3%) e Outros Serviços (+5,9%).

Constituições caem 2,7% em setembro

A criação de novas empresas em setembro baixa de 3.254 em 2017 para 3.165 em 2018, menos 89 empresas constituídas em termos homólogos (-2,7%). No entanto, o acumulado é positivo com um aumento de 9,5% face a 2017 para um total de 34.001 novas empresas.

O número mais significativo de constituições regista-se em Lisboa com 11.808 empresas, valor que traduz um aumento de 15% em relação a 2017. O Porto também apresenta um valor elevado de 6.073 empresas (+12,8%), seguido de Setúbal (2.542, +20,2%), Braga (2.457, +8%), Faro (1.900, +8,9%), Aveiro (1.510, +0,3%), Leiria (1.249, +5,4%), Coimbra (895, +2,9%) e Madeira (815, +3,6%). As descidas mais significativas acontecem na Horta (-34,5%), Portalegre (-24,7%), Beja (-16,1%), Bragança (-15%) e Beja (-10,4%).

Agricultura Caça e Pesca é a atividade com a descida mais significativa de 25,3% em relação a 2017. Apenas mais dois setores apresentam diminuições: Telecomunicações (-2,4%) e Comércio a Retalho (-1,5%). Os aumentos mais expressivos registam-se nos setores dos Transportes (+54,6%), Indústria Extrativa (+29,4%) e Construção e Obras Públicas (+19,5%).

Os setores com maior peso em termos de constituições em 2018 são: Outros Serviços (47,7% do total nacional), Hotelaria e Restauração (11,7%), Construção e Obras Públicas (9,5%) e Comércio a Retalho (8,2%).

Sobre a Iberinform

A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores. O seu serviço de informação empresarial possibilita a obtenção de relatórios de empresas em mais de 200 países ou territórios e aceder às maiores bases de dados de incumprimento bancário em Espanha, como o RAI e ASNEF Empresas.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.