Argélia não descola apesar da recuperação do petróleo

O relatório da Crédito y Caución aponta para o êxito limitado da diversificação económica, fator-chave para garantir a prosperidade e estabilidade, a longo prazo, na Argélia.

Madrid - 07-ago-2018

O mais recente Country Report publicado pela Crédito y Caución sobre a região MENA (Médio Oriente e Norte de África) aponta para o aumento dos riscos de agitação social na Argélia, em especial entre os mais jovens, devido à elevada taxa de desemprego, à falta de habitação a preços acessíveis, ao aumento do custo de vida e ao sucesso limitado alcançado pelo Governo na tentativa para diversificar a economia do país. Neste contexto, o deficit orçamental da Argélia manter-se-á elevado, em 2018 e 2019, para fazer face ao atual sistema de subsídios.

Entre 2015 e 2016, o Governo argelino limitou o impacto económico da deterioração do preço do petróleo, mantendo a despesa pública através de um fundo de estabilização acumulado nos anos de alta do petróleo.  Nesse sentido, o relatório da Crédito y Caución prevê que a atual recuperação dos preços do petróleo tenha uma repercussão muito moderada no crescimento do PIB, uma vez que o fundo está quase esgotado e a consolidação fiscal impede um maior crescimento do consumo privado. As projeções incluídas no relatório colocam o crescimento esperado do PIB em 2,4%, abaixo das taxas de 2015 e 2016. O relatório da seguradora de crédito lembra que a economia argelina é suportada pelo setor do petróleo e do gás, que representa mais de 95% das suas receitas de exportação e 60% do orçamento governamental.

"Para assegurar a prosperidade e a estabilidade a longo prazo, as autoridades argelinas teriam que acelerar o seu ritmo atual de diversificação da economia. No entanto, a intervenção pública (estima-se que 90% do PIB da Argélia ainda seja controlado pelo Estado), a burocracia, o acesso limitado ao financiamento e um mercado de trabalho rígido continuam a dificultar as iniciativas do setor empresarial privado e o investimento estrangeiro, desacelerando a necessária transição económica ", afirma o relatório.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.