O mercado mundial de TIC continua a sua expansão

As vendas de tecnologia da informação e de produtos e serviços de telecomunicações aumentarão mais de 3% ao ano em 2018 e 2019.

Madrid - 12-jun-2018

O mercado mundial de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) continua a expandir-se. O mais recente Market Monitor divulgado pela Crédito y Caución prevê que as vendas de tecnologia da informação e de produtos e serviços de telecomunicações aumentem mais de 3% ao ano em 2018 e 2019. Os serviços de software e IT para empresas vão ter um forte crescimento, enquanto os serviços de comunicações continuarão a liderar a maior parte da despesa.

Na sua análise, a Crédito y Caución adverte que “se vislumbra incerteza no horizonte devido ao impacto potencialmente negativo do Brexit, ao aumento das taxas de juros, às flutuações cambiais e aos confrontos no comércio internacional. No entanto, apesar destes condicionantes, as empresas vão continuar a investir em TIC à medida que antecipem o aumento das receitas, embora se preveja mudanças nos seus padrões de despesa. Os projetos em negócios digitais, o blockchain, a Internet das Coisas e a evolução do Big Data para algoritmos dirigidos à aprendizagem automática para Inteligência Artificial continuarão como principais propulsores do crescimento".

As empresas de TIC enfrentam uma pressão crescente para encurtar prazos de fabrico, garantir o aporte de valor e incluir a tecnologia mais avançada, num ambiente de mercado geralmente caraterizado por uma elevada concorrência e pressão sobre as margens. Este ambiente aumenta a probabilidade de fracasso para empresas de TIC que não sejam capazes de adaptar-se. Para poderem sobreviver, muitas têm de enfrentar a decisão: crescer ou procurar um nicho de mercado. Por este motivo, muitas empresas do setor irão fundir-se agrupando os seus recursos para benefício mútuo, em áreas em que não concorram diretamente. Outra estratégia para o setor em 2018 e 2019 serão as fusões, aquisições e desinvestimentos, que podem fornecer uma via rápida de defesa face à concorrência.

Visão por países

Na China, em 2017, o crescimento da produção das TIC, de 9,1%, superou novamente o PIB, embora tenha sido inferior a 2015 e 2016. Apesar deste crescimento, o setor enfrenta um ambiente de mercado desafiante marcado por uma diminuição das vendas internas e pelas tarifas dos Estados Unidos que poderiam ter um impacto substancial a curto prazo. A Crédito y Caución prevê um aumento de incumprimentos nos próximos seis meses.

No caso dos Estados Unidos, em 2017 o mercado das TIC beneficiou da estabilidade do crescimento económico e da solidez do consumo privado impulsionada por aumentos salarial, por melhorias no emprego e pelos baixos preços da energia. Prevê-se que a indústria de tecnologia de consumo ultrapasse os 351.000 milhões de dólares, 3,9% mais que em 2017. A pressão sobre as margens, apesar deste crescimento das vendas, e os potenciais efeitos adversos das tarifas de importação, marcarão o setor em 2018.

O Japão é o terceiro maior mercado de TIC, depois da China e dos Estados Unidos, com uma indústria bem posicionada e uma reputação de excelência e inovação. O relatório da Crédito y Caución prevê que o mercado nipónico continue robusto, graças à clientela local e à sofisticação da base empresarial. Os preparativos do país como sede dos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020), supõem um grande impulso em vendas para o setor.

Na Alemanha, as TIC desempenham um papel fundamental na economia nacional, empregando mais de um milhão de pessoas. O mercado germânico está dominado por grandes grupos, mas caracteriza-se por um elevado número de empresas de média dimensão. As previsões apontam para um aumento das vendas em 2018 de 1,9%, marcado por uma concorrência feroz e pressão sobre os preços. O aumento das insolvências e os problemas de fraude serão dois aspetos relevantes que irão afetar o setor.

Na Grã-Bretanha, a incerteza criada após a decisão do Brexit teve como consequência uma menor expansão de mercado e a preocupação constante de que este processo possa constituir um obstáculo ao crescimento.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.