Insolvências aumentam 7% com incremento na conclusão de processos

Insolvências requeridas até maio apresentam uma redução de 14% face ao período homólogo de 2017, mas um acelerar na conclusão de processos leva a aumento global de 7% nas insolvências. Constituição de novas empresas mantém crescimento.

Madrid - 07-jun-2018

Até final de maio, as insolvências requeridas e as insolvências apresentadas pelas próprias empresas registaram uma diminuição de 14% e 12,6%, respetivamente. Os encerramentos com plano de insolvência também diminuíram 26,4%. No entanto, o acumulado de ações de insolvência aumentou 7% face aos primeiros cinco meses de 2017, o que se explica pelo aumento no número de processos concluídos (mais 28%). Nestes cinco meses foram concluídos 1.827 processos de insolvência face aos 1.426 alcançados em 2017.

Os distritos de Lisboa, Porto e Braga lideram o ranking de insolvências, com um total acumulado de 870, 676 e 230, respetivamente. No comparativo com 2017, a liderança cabe ao Porto, com um aumento de 17,6% no total de insolvências registado nos primeiros cinco meses do ano. Lisboa apresenta um aumento de 2,4% e Braga de 2,2%.

Até final de maio, mais de 68% dos distritos nacionais apresentam aumentos no número de insolvências. Os aumentos mais notórios registam-se em Angra do Heroísmo (aumento de 450%), Beja (crescimento de 144,4%), Castelo Branco (mais 65,6%), Vila Real (mais 59,4%) e Guarda (aumento de 42,3%). Apenas sete distritos apresentam uma redução face ao ano passado, com a mais acentuada a registar-se na Horta (menos 80%), seguida do distrito de Viseu (menos 17,7%), Viana do Castelo (redução de 17,6%), Madeira (menos 13,8%), Leiria (menos 13,5%) e Évora (menos 5,6%).

Em termos setoriais, há decréscimos nos setores das Telecomunicações (redução de 40%), Transportes (8,5%) e Hotelaria e Restauração (menos 0,8%). Os aumentos mais significativos verificam-se na Indústria Extrativa (aumento de 120%), Eletricidade, Gás, Água (44,4%), Agricultura, Caça e Pesca (34,3%), Comércio a Retalho e por Grosso (13,3% e 13,9%, respetivamente) e Comércio de Veículos (10,1%).

Constituições crescem desde 2016

A constituição de novas empresas está a crescer desde 2016 e 72,7% dos distritos nacionais registam aumentos no número de novas empresas criadas até final de maio.

Nos primeiros cinco meses do ano foram constituídas 20.707 empresas, mais 11,9% que em igual período de 2017 e mais 19,5% face a 2016. Apenas no mês de maio foram criadas 3.607 empresas, o que traduz um aumento de 2,3% em relação ao mês homólogo de 2017. Destes cinco meses, janeiro foi aquele que viu surgir mais projetos empresariais (5.186) seguido de março (4.321).

Lisboa tem o número mais significativo de constituições, com 7.158 novas empresas, valor que traduz um aumento de 16% face ao ano passado. O Porto surge na segunda posição, com 3.650 novas empresas e um aumento de 11,2%. O terceiro lugar é ocupado pelo distrito de Setúbal, com 1.531 novas constituições e um crescimento de 17%.

O maior aumento nas constituições nos primeiros cinco meses do ano pertence ao distrito da Guarda que passou de 131 para 174 constituições (crescimento de 24,7%).  Os decréscimos mais significativos verificam-se nos distritos da Horta (redução de 65%), Portalegre (menos 32,2%) e Beja (menos 26,2%).

Os setores com maior peso nas novas constituições são: Outros Serviços (47,1%), Hotelaria/Restauração (12,1%) e Construção e Obras Públicas (9,7%). As atividades que mais peso perdem face a 2017 são: Agricultura, Caça e Pesca (de 5,4% para 2,9%) e Comércio a Retalho (decresce de 9,4% para 8,3%). O setor de Outros Serviços ganha peso no total nacional com uma variação positiva de 2%. Os setores de Comércio de Veículos (3,5%), Eletricidade, Gás e Água (0,4%) e Indústria Extrativa (0,1%) não apresentam alteração no peso nacional face ao mesmo período de 2017.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.