Atradius NV alcançou sólidos resultados em 2017

As receitas totais atingiram os 1.837,2 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 5,1% a taxa de câmbio constante.

Madrid - 15-mar-2018

Receitas totais de 1.837,2 milhões de euros, o que representa um aumento de 4,3% em relação a 2016 (5,1% a taxa de câmbio constante).

O rácio combinado aumentou para 77,4%.

O resultado da atividade seguradora e serviços ascendeu a 260,1 milhões de euros, o que representa um aumento de 8,8%.

O resultado depois de impostos foi de 186,2 milhões de euros.

Os capitais próprios e o capital de solvabilidade de Nível 2 foram reforçados em 6,6%, alcançando os 2.100 milhões de euros, como resultado da incorporação do resultado.

A Moody’s elevou o rating da Atradius de “A3” para “A2” em março de 2018.

A solidez do rácio de solvabilidade superou os 200%.

A taxa de retenção de clientes é de 93%, um nível elevado que confirma o compromisso com a excelência na qualidade de serviço.

Vendas e lucros

Em 2017, a Atradius N.V., que opera em Portugal através da marca Credito y Caución, voltou a alcançar excelentes resultados com contribuições sólidas e positivas de todo o Grupo. A proximidade com os clientes que trabalham de perto com as nossas equipas utilizando ferramentas inovadoras está no cerne da nossa solidez financeira. Os lucros do exercício alcançaram os 186,2 milhões de euros, reforçados por um aumento de 4,3% no total das receitas.

Receitas da atividade de seguros

As receitas totais da Atradius N.V. cresceram 4,3% alcançando os 1.837,2 milhões de euros em 2017, em comparação com os 1.760,7 milhões de euros de 2016 (5,1% a taxa de câmbio constante). As receitas da atividade de seguros ascenderam a 1.718,9 milhões de euros, o que representa um aumento de 2,0% (2,7% a taxa de câmbio constante). A América do Norte, Ásia e Europa Central e de Leste revelaram um crescimento favorável das suas receitas, em consonância com os nossos objetivos nestas regiões. As linhas de negócio para multinacionais (Global) e a área de Caução também tiveram um bom desempenho.

Sinistros

O rácio de sinistralidade antes do resseguro alcançou um nível excelente de 41,7%, praticamente sem alterações desde 2016, em consequência de uma elevada aceitação de coberturas e uma gestão do risco satisfatória.

Despesas

O rácio de despesas melhorou para 35,7% em 2017, em comparação com 36,4% em 2016, em resultado de um rigoroso controlo de custos em combinação com investimentos decisivos em tecnologias de informação.

Resultados da atividade de seguros e dos serviços

O resultado da atividade de seguros e dos serviços da Atradius N.V. registou um aumento de 8,8%, alcançando os 260,1 milhões de euros em 2017, em comparação com os 239 milhões de euros em 2016. O desenvolvimento positivo de todas as linhas de negócio teve como resultado um excelente comportamento do rácio combinado bruto de 77,4%, face aos 78% de 2016.

Resultados depois de impostos

A melhoria da atividade de seguros e dos seus resultados operacionais e um rendimento financeiro mais baixo em relação a 2016 geraram um resultado depois de impostos de 186,2 milhões de euros. Os fortes lucros foram impulsionados por receitas mais elevadas e por um rácio de sinistralidade estável, incluindo o impacto extraordinário das empresas associadas (11,7 milhões de euros em imparidades em 2017 face a  22,2 milhões de euros de ganhos em 2016).

Rácio de solvabilidade

Em 2017, o Modelo Interno Parcial do Grupo Catalana Occidente para o cálculo do capital regulamentar ao abrigo da Solvabilidade II foi aprovado pelo Conselho de Supervisores. Esta aprovação reforça a nossa gestão do risco e quantificação de riscos. Em particular, o rácio de solvabilidade comunicado pela Atradius N.V. no final de 2017 ultrapassou os 200%.

Rating

A sólida situação financeira da Atradius N.V. e a sua posição de liderança no setor do seguro de crédito estão refletidas nas robustas classificações de crédito atribuídas pela A.M. Best ('A' excelente, Outlook estável) e Moody's ('A2', Outlook estável). A Moody's elevou a classificação da Atradius N.V. de 'A3' para 'A2' em março de 2018. A melhoria de rating por parte da Moody's é um reconhecimento da forte e constante rentabilidade, bem como de uma sólida posição de capital.

Perspetivas comerciais

A expetativa é que a economia global continue a crescer em 2018 e com ela as vendas seguráveis dos nossos clientes. Este aspeto continuará a pressionar os preços. As barreiras comerciais podem causar um rápido retrocesso no comércio internacional, ao passo que as preocupações que persistem quanto ao Brexit representam ameaças para as empresas com exportações significativas. Apesar destas questões, prevemos um ano de crescimento estável em 2018, com níveis de insolvências, em média, estáveis.

Isidoro Unda, Presidente e CEO da Atradius N.V., comentou: “Construir uma relação estável com a qual os nossos clientes e parceiros possam contar para oferecer, de forma consistente, um serviço de excelência em qualquer lugar onde operem connosco tem sido, durante muitos anos, uma prioridade para a Atradius. À medida que as condições de negócio melhoram, os nossos clientes devem de ser capazes de atuar rapidamente para aproveitar as oportunidades. Ao trabalharmos de perto com os nossos clientes, acreditamos que podemos apoiar de uma forma melhor nas suas necessidades de gestão de crédito comercial e contribuir para o crescimento seguro dos seus negócios".