A Crédito y Caución digitaliza as garantias contratuais

A companhia líder no seguro de caução na Europa está a impulsionar a transformação digital da contratação pública.

Madrid - 14-out-2020

A Crédito y Caución impulsionou a digitalização das suas garantias, de modo a que os seus clientes possam realizar todo o processo de contratação pública online. O objetivo da seguradora de caução é dar um impulso decisivo na transformação digital da licitação pública, assegurando uma alternativa fiável aos documentos físicos em papel e à gestão presencial de processos.

Através da aplicação CyCaucion, que permite gerir todos os processos associados a uma apólice de seguro de caução, é possível solicitar e receber uma garantia, seja de natureza provisória, definitiva ou complementar, em formato digital. Com esta nova funcionalidade deixa de ser necessário fazer a recolha do documento em papel para posterior entrega nos balcões dos serviços públicos, convertendo-se num processo totalmente desmaterializado.

Esta tecnologia, que aporta agilidade, eficiência e facilidade ao processo de apresentação de garantias contratuais, representa uma poupança significativa de tempo e de custos para os clientes da empresa, ao mesmo tempo que melhora a segurança do processo e a confiança dos serviços públicos que recebem um documento com certificado de assinatura digital qualificada, o que assegura a veracidade do assinante e impede alterações ao texto original do certificado de seguro de caução. Com esta iniciativa, a Crédito y Caución impulsiona a transformação digital do depósito de garantias exigido pelas entidades públicas em Portugal para contratos ou outras obrigações legais.

A Crédito y Caución é o único operador que permite aos seus clientes realizar todas as suas operações através de uma plataforma online, de forma transparente e com total segurança. A aplicação CyCaucion demonstrou o seu elevado valor ao permitir manter a atividade empresarial no contexto da atual pandemia, marcada por confinamentos, restrições de mobilidade e distanciamento social. A plataforma permite resolver telematicamente 99% dos pedidos dentro das primeiras 24 horas. Garante às empresas uma visão geral da sua situação, com acesso aos limites de garantia e ao valor disponível na sua linha de qualificação, e acesso a um arquivo histórico que recolhe toda a informação sobre as suas garantias.

A seguradora conta com uma ampla experiência na aplicação da assinatura eletrónica no ramo do seguro de crédito; 90% dos seus clientes já não recebem classificações físicas da empresa. Em 2004, a Crédito y Caución converteu-se na primeira empresa privada a incorporar procedimentos criptográficos certificados, que identificam a seguradora com total segurança jurídica.

A Crédito y Caución é líder no seguro de caução na Europa, com presença nos mercados da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos e Suécia. O seguro de caução é uma operação de garantia pela qual a Crédito y Caución se compromete a responder pelo cumprimento de obrigações legais ou contratuais de um cliente perante um terceiro. A diferença face ao aval bancário reside no facto de não imobilizar recursos financeiros da empresa, nem consumir os seus limites de crédito junto de entidades financeiras.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 24%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.