A Crédito y Caución prevê uma forte recuperação da China em 2021

A seguradora de crédito espera um crescimento das insolvências na China superior a 20% em 2020.

Lisboa - 31-ago-2020

A Crédito y Caución prevê que as insolvências na China aumentam mais de 20% em 2020. Os principais afetados serão as pequenas e médias empresas privadas que, embora operem em setores com bom desempenho, têm acesso limitado a financiamento. As insolvências de empresas cresceram nos últimos dois anos, num contexto de reequilíbrio da orientação da economia das exportações para o consumo interno. A expansão da economia formal provocou a queda de muitos fabricantes de baixo custo. A vulnerabilidade está concentrada nas empresas altamente endividadas de setores e segmentos com excesso de capacidade, como o setor do carvão e da mineração, papel, circuitos impressos, têxtil, construção naval, energia solar, siderurgia e metalúrgica. Também são especialmente vulneráveis as empresas que dependem das exportações para os EUA, em especial em setores como a metalurgia, equipamentos eletrónicos, têxtil e pneus.

A economia chinesa foi severamente afetada pela pandemia de Covid-19 no primeiro trimestre de 2020. O impacto foi imediato nos setores grossista e retalhista, viagens, lazer, restauração, imobiliário, transportes e navegação. O fluxo de caixa de muitas empresas chinesas viu-se pressionado pela forte deterioração das vendas e pela interrupção das operações, o que causou grandes interrupções nas cadeias de abastecimento. A partir do segundo trimestre, a China recuperou o crescimento, que deverá atingir 2,5% no total do ano. A intensidade da recuperação económica vê-se limitada pela fraqueza persistente da procura interna. Os consumidores permanecem cautelosos com os seus gastos face à incerteza quanto às perspetivas de rendimentos e de emprego. Ao mesmo tempo, a evolução dos mercados externos está a afetar as exportações chinesas, que deverão cair 2% em 2020.

Para 2021, as projeções apontam para uma forte recuperação do crescimento, perto de 8%. Os principais riscos negativos para essa previsão são, por um lado, o desenvolvimento do surto de coronavírus, tanto na China como no resto do mundo, e a evolução da guerra comercial com os EUA. A China está a adotar medidas fiscais e monetárias, mas o elevado nível de endividamento constitui um problema para a continuidade desses estímulos. O governo chinês enfrenta um difícil equilíbrio entre apoiar o crescimento económico e garantir um processo ordenado de desalavancagem financeira a médio prazo, com uma dívida total que está perto de triplicar o tamanho da economia chinesa. A dívida das empresas não financeiras é de 155% do PIB. No caso do governo central, permanece num nível administrável, abaixo de 25% do PIB, mas nos governos locais, incluindo empréstimos fora do balanço, chega a 60% ou 70% do PIB.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.