O risco de incumprimento na República Checa

Setores como aço, automóvel, construção, maquinaria, metalurgia, serviços ou têxtil apresentam alto risco de incumprimento.

Lisboa - 07-jul-2020

• Aço - Risco elevado

Em 2019, a procura por aço por parte da indústria transformadora já tinha desacelerado e os produtores foram afetados pelo aumento dos custos com a energia e pela importação contínua de aço chinês barato. Os regulamentos ambientais colocam pressão adicional sobre o setor. Em 2020, o setor é afetado pela deterioração da procura por parte dos principais setores compradores, como os setores automóvel, construção e máquinas. Após uma queda de 5% em 2019, o valor acrescentado do aço deverá contrair mais de 7% em 2020, com aumento acentuado das insolvências.

• Agricultura - Risco médio

Em 2019, a seca levou a uma menor produtividade, num contexto de aumento dos custos da energia, mão-de-obra e alimentação. O setor foi afetado pelas consequências do confinamento em questões de transportes e cadeias de fornecimento. Embora o valor acrescentado do setor agrícola deva contrair 2,5% em 2020, há boas perspetivas de recuperação.

• Alimentação - Risco médio

A queda significativa nos preços do açúcar desde 2019, devido a um superávit após o aumento da quota da União Europeia, causou perdas às refinarias, enquanto os processadores de carne foram afetados pelo aumento nos preços da carne de porco. Além disso, os custos da energia e da mão-de-obra aumentaram. Embora muitos produtores tenham beneficiado com o aumento da procura interna no primeiro semestre, os exportadores foram afetados pelas consequências do confinamento em questões de transporte e cadeias de fornecimento. O valor acrescentado irá aumentar menos de 1% em 2020.

• Automóvel e transportes – Risco elevado

Os fabricantes e fornecedores de automóveis sofrem uma deterioração global nas vendas de veículos de passageiros e de comerciais, o que causou sérias tensões de liquidez e défice de caixa. As margens já estavam sob pressão antes do surto de coronavírus, devido às vendas de 2019 e ao aumento dos investimentos para lidar com a mudança para a mobilidade eletrónica. O valor acrescentado do setor automóvel deverá contrair mais de 11% em 2020, com aumentos significativos nos atrasos nos pagamentos e insolvências.

• Bens de consumo duradouro - Risco médio

O consumo privado de bens de consumo não alimentar deteriorou-se devido ao impacto do coronavírus, e muitas empresas fecharam temporariamente devido ao confinamento. A curto prazo, o sentimento do consumidor e o aumento do desemprego podem dificultar a recuperação. Prevê-se que o valor acrescentado do retalho contraia aproximadamente 3% em 2020.

• Construção e materiais de construção -  Risco elevado

As margens operacionais são muito reduzidas neste setor, com maior risco de crédito principalmente para operadores de menor dimensão. Devido à recessão atual, as empresas também são afetadas pelo adiamento de projetos e pela redução no volume de encomendas. Espera-se que os atrasos nos pagamentos e as insolvências aumentem em 2020.

• Electrónica e TIC - Risco médio

As vendas de produtos eletrónicos e de TIC deterioraram-se com o encerramento temporário dos negócios devido ao confinamento. Os retalhistas de artigos eletrónicos conseguiram compensar parcialmente esse declínio aumentando as vendas on-line, mas às custas de margens mais baixas. Espera-se que o valor acrescentado do setor de TIC estabilize ou contraia em 2020.

• Financeiro – Degradação do risco de baixo para médio

O setor permanece relativamente robusto, mas é afetado pela recessão económica geral. Problemas financeiros crescentes para empresas e consumidores podem levar a mais incumprimentos junto da banca e a condições mais restritas nos empréstimos. O valor acrescentado do setor deverá contrair 1,5% em 2020.

• Maquinaria e engenharia – Degradação do risco de médio para elevado

Em 2019, a procura por máquinas diminuiu. Além disso, o aumento dos custos com a energia e a mão-de-obra teve um efeito negativo nas margens. Desde o primeiro trimestre de 2020, os investimentos dos fabricantes em máquinas e itens relacionados deterioraram-se, enquanto as empresas de engenharia foram afetadas por restrições relacionadas com o coronavírus na circulação de trabalhadores transfronteiriço. Depois de cair 2% em 2019, o valor acrescentado da engenharia deverá contrair novamente, quase 3%. Prevê-se que os atrasos nos pagamentos e as insolvências aumentem em 2020.

• Metalurgia - Risco elevado

A procura por metais por parte da indústria transformadora já tinha desacelerado em 2019, o que levou a uma redução na produção e nas receitas, enquanto o aumento nos custos energéticos e de mão-de-obra teve um efeito negativo nas margens. Atualmente, os produtores de metais sofrem com a deterioração da procura por parte dos principais setores de compras, como o setor automóvel, construção e máquinas. Prevê-se que o valor acrescentado da produção de metais sofra uma contração de mais de 8% em 2020, e as insolvências devem ter um aumento acentuado.

• Papel - Risco médio

O setor continua a ser afetado pela digitalização, o que levou a uma redução na procura nos últimos dois anos. Prevê-se que o crescimento do valor acrescentado do setor diminua para 1% em 2020, após um aumento de 3,6% em 2019.

• Químico e farmacêutico - Degradação do risco de baixo para médio

As empresas químicas e farmacêuticas geralmente apresentam uma sólida posição financeira, bons registos de pagamentos e baixas taxas de insolvência em comparação com outros setores. Dado que o setor químico abastece o setor automóvel, que vive uma diminuição da procura, o seu valor acrescentado deverá diminuir 3% em 2020. Na indústria farmacêutica, muitas empresas solicitam prazos de pagamento mais longos, mas é esperado que o valor acrescentado cresça mais de 3% em 2020 devido ao aumento das despesas com a saúde.

• Serviços – Degradação do risco de médio para elevado

Devido às amplas medidas de contenção e encerramento temporário da atividade das empresas, muitos segmentos foram severamente afetados, em especial hotéis, restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagens e operadores turísticos. Prevê-se que o valor acrescentado da hotelaria e restauração diminua 16% em 2020.

• Têxtil - Risco elevado

Os fabricantes, grossistas e retalhistas já estavam a ser afetados antes do surto de coronavírus devido a uma concorrência feroz, margens reduzidas, vendas mais baixas, mudanças no comportamento dos clientes e aumento da concorrência por parte de novos retalhistas on-line. O desempenho deteriorou-se ainda com a desaceleração das vendas durante o confinamento. Prevê-se que o valor acrescentado do setor têxtil caia mais de 8% em 2020 e que as falências aumentem ainda mais.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.