O risco de incumprimento na Indonésia

Setores como aço, automóvel, metalurgia, serviços ou têxtil apresentam um elevado risco de incumprimento.

Lisboa - 14-jul-2020

• Aço – Risco elevado

Em 2019, o valor acrescentado da indústria siderúrgica contraiu 2,6%, face à diminuição da procura e à crescente pressão nas margens. Em 2020, a situação piorou ainda mais, devido à crise económica causada pela pandemia de coronavírus. Atrasos nos pagamentos e insolvências deverão aumentar nos próximos meses.

• Agricultura - Risco médio

O setor foi afetado pelas medidas de confinamento em matéria de transportes e cadeias de fornecimento. No entanto, as perspetivas de uma recuperação rápida são boas.

• Alimentação - Degradação de risco baixo a médio

O setor foi afetado pelas consequências do confinamento, como a queda na procura devido ao movimento limitado de pessoas, problemas de transportes e cadeias de fornecimento. Após um forte crescimento em 2019, o valor acrescentado deverá estabilizar em 2020. A desvalorização da moeda em relação às principais moedas estrangeiras também aumentou as restrições de caixa das empresas que dependem da compra de matérias-primas e da importação de alimentos.

• Automóvel e Transportes - Degradação de médio a risco elevado

Devido à desaceleração económica, as vendas de automóveis de passageiros e comerciais estão a diminuir. O aumento do desemprego e a diminuição dos rendimentos afetam negativamente o poder de compra. Espera-se que o impacto negativo no setor atinja o seu pico no segundo trimestre de 2020, devido à interrupção temporária da produção em muitas fábricas de automóveis e de empresas fornecedoras associadas. É esperado um declínio gradual no terceiro trimestre de 2020, com os níveis de produção a regressar provavelmente aos valores do quarto trimestre do ano anterior.

• Bens de consumo duradouro - Risco médio

Prevê-se que o crescimento anual do consumo privado, um dos principais fatores de expansão económica da Indonésia nos últimos anos, se deteriore consideravelmente em 2020 em comparação com 2019, uma vez que os gastos das famílias com bens não essenciais estão a diminuir substancialmente. Muitos retalhistas fecharam temporariamente devido às medidas de confinamento. O enfraquecimento contínuo do sentimento do consumidor e o aumento do desemprego podem impedir uma recuperação a curto prazo. Prevê-se que o valor acrescentado do retalho contraia mais de 4% em 2020, após taxas de crescimento anuais superiores a 4% em 2018 e 2019.

• Construção e materiais de construção - Risco médio

Em 2020, as encomendas e a produção no setor da construção serão afetadas pela recessão económica e o valor acrescentado da construção deverá diminuir quase 4%, após fortes taxas de crescimento em 2018 e 2019. Prevê-se que os investimentos na construção sofram uma contração em 2020 e que os grandes projetos de infraestrutura para construção de novas estradas, portos e fábricas sejam interrompidos. No entanto, a médio prazo, espera-se que a indústria beneficie do aumento dos investimentos do Estado para melhorar as infraestruturas na Indonésia.

• Eletrónica e TIC - Risco médio

As vendas domésticas de TIC deterioraram-se devido ao encerramento temporário dos negócios durante o confinamento. Até recentemente, o perfil financeiro dos fabricantes e prestadores de serviços de TIC era bom, com a maioria das empresas a gerar receitas e lucros elevados, além de fortes balanços. No entanto, mesmo antes do surto de coronavírus, os grossistas e retalhistas de TIC já estavam a operar num ambiente altamente competitivo e com margens baixas.

• Financeiro - Baixo risco

O setor bancário está em boas condições, pois é bem capitalizado e com um baixo índice de empréstimos improdutivos. No entanto, uma posição líquida negativa de ativos estrangeiros expõe os bancos comerciais que dependem de financiamento externo a mudanças no custo ou disponibilidade desse financiamento. Ao mesmo tempo, o aumento dos problemas financeiros para empresas e consumidores devido à desaceleração económica pode levar a mais incumprimentos de empréstimos bancários e a condições mais apertadas na concessão de crédito.

• Máquinas e Engenharia - Médio Risco

As empresas deste setor costumam ser financeiramente resilientes. No entanto, as perspetivas de negócios foram afetadas pelo declínio das encomendas e pela redução da produção devido à desaceleração económica. A procura doméstica dos principais setores compradores, como a construção, deteriorou-se. O valor acrescentado da engenharia deverá contrair cerca de 1% em 2020.

• Metalurgia e Mineração – Risco elevado

A menor procura da China e a deterioração dos preços afetaram produtores e exportadores nos setores de mineração e energia, que já enfrentaram um ano difícil em 2019. Embora as exportações sejam atualmente favorecidas pela diminuição de moedas, os investimentos no setor diminuirão em 2020.

• Papel - Risco médio

O setor continua a ser afetado pelo processo de digitalização em curso, o que levou a uma redução na procura nos últimos dois anos. As medidas de bloqueio também levaram a uma menor procura no primeiro semestre de 2020, e o crescimento do valor acrescentado do setor deverá contrair cerca de 2,5% em 2020. No entanto, a procura por papel para fabrico de embalagens permanece relativamente estável e o crescimento do comércio eletrónico aumentou a procura, em especial nas indústrias de alimentos e bebidas e de bens de consumo.

• Químico e Farmacêutico – Risco médio

As empresas químicas e farmacêuticas apresentam geralmente uma situação financeira sólida e bons registos de pagamentos em comparação com outros setores. No entanto, a desestabilização da procura devido à recessão económica teve um impacto negativo no desempenho dos produtos químicos. O valor acrescentado do setor deverá diminuir mais de 2% em 2020. Os segmentos de petróleo e gás são afetados pela queda nos preços do petróleo e pela redução na procura. As empresas farmacêuticas podem beneficiar do aumento da procura por serviços médicos e sanitários. No entanto, existe uma tensão no fornecimento global de produtos médicos, aumentando o risco de escassez.

• Serviços - Degradação de médio a risco elevado

Devido às extensas medidas de contenção adotadas no início de 2020, muitos segmentos sofreram bastante, principalmente os hotéis, restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagens e operadores turísticos. O valor acrescentado da hotelaria e restauração deverá contrair mais de 5% em 2020. Os atrasos nos pagamentos e as insolvências vão aumentar nos segmentos mais afetados.

• Têxtil – Risco elevado

Os produtores já sofreram em 2019 com o excesso de capacidade e a concorrência feroz. Os grossistas e retalhistas são afetados negativamente pelas mudanças no comportamento dos clientes e pelo aumento da concorrência dos novos retalhistas on-line. O seu desempenho deteriorou-se ainda mais devido à queda nas vendas durante o confinamento no início de 2020. Espera-se que o valor acrescentado do setor têxtil diminua cerca de 5% em 2020, após uma contração em 2019, com aumento de incumprimentos e falências.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.