O risco de incumprimento na Hungria

Setores como aço, automóvel, bens de consumo duradouro, construção, eletrónica, maquinaria, metalurgia, papel, serviços e o têxtil apresentam um elevado risco de incumprimento.

Lisboa - 13-jul-2020

• Aço - Risco elevado

Em 2019, a procura de aço por parte da indústria transformadora já tinha diminuido, num cenário de aumento dos custos da energia e das importações de aço chinês mais barato. Em 2020, os produtores e comerciantes de aço são afetados pela deterioração da procura dos principais setores compradores, como o automóvel, construção e máquinas. Após uma queda de 1,5% em 2019, o valor acrescentado do aço deverá contrair mais de 10% em 2020, com as insolvências a aumentar acentuadamente.

• Agricultura - Risco médio

O setor foi afetado pelas consequências do confinamento em questões de transporte e cadeia de fornecimentos. Embora o valor acrescentado da agricultura deva contrair cerca de 5% em 2020, as perspetivas de uma recuperação rápida são boas.

• Alimentação - Risco baixo

O setor foi afetado pelas consequências do confinamento em questões de transporte e cadeia de fornecimentos. No entanto, a procura por alimentos é menos afetada do que outras indústrias pela pandemia de coronavírus, e o valor acrescentado deverá aumentar mais de 2% em 2020.

• Automóvel e transportes - Degradação do risco de médio para muito elevado

Os fabricantes e fornecedores de automóveis sofrem uma deterioração global nas vendas de automóveis de passageiros e comerciais, enquanto o transporte foi afetado pela diminuição do tráfego e pela menor procura logística devido ao confinamento. Prevê-se que, em 2020, o valor acrescentado do setor automóvel e de transportes diminua mais de 13% e 16%, respetivamente. Os atrasos nos pagamentos e as insolvências vão aumentar em ambos os segmentos.

• Bens de consumo duradouro – Deterioração do risco de médio para elevado

O consumo privado de bens de consumo não alimentares deteriorou-se devido ao impacto do coronavírus. Muitas empresas fecharam temporariamente devido ao confinamento. O sentimento moderado dos consumidores e o forte aumento do desemprego poderiam constituir um forte obstáculo a uma rápida recuperação a curto prazo. Prevê-se que as falências de empresas de venda a retalho de produtos não alimentares aumentem nos próximos meses.

• Construção e materiais de construção – Degradação do risco de médio para elevado

Em 2020, as encomendas vão ser afetadas pela recessão económica prevista para a Hungria já que se espera que o PIB sofra uma redução superior a 3% este ano. As margens operacionais são muito curtas, com um aumento do risco de crédito dos operadores mais pequenos. É esperado que o valor acrescentado da construção diminua 2% em 2020 e as insolvências aumentem.

• Eletrónica e TIC - Degradação do risco de médio para elevado

As vendas deterioraram-se consideravelmente devido ao encerramento temporário das empresas durante o confinamento. Prevê-se que o valor acrescentado das TIC diminua 4% em 2020 e são esperados mais atrasos nos pagamentos e insolvências.

• Financeiro - Risco médio

O setor continua a ser relativamente robusto. No entanto, o aumento dos problemas financeiros das empresas e dos consumidores devido à recessão económica poderá dar lugar a um maior número de incumprimentos nos bancos e a condições de empréstimo mais restritas.

• Maquinaria e engenharia - Degradação do risco de baixo para elevado

Os investimentos das empresas manufatureiras em máquinas e artigos afins deteriorou-se consideravelmente na Hungria e em toda a União Europeia. Espera-se que o valor acrescentado da engenharia sofra uma contração em 2020, enquanto os atrasos nos pagamentos e as insolvências vão aumentar.

• Metalurgia - Risco elevado

Os produtores de metais sofrem o impacto da deterioração da procura dos principais setores compradores como o setor automóvel, construção e maquinaria. Prevê-se que o valor acrescentado da produção de metais sofrerá uma contração de cerca de 2% em 2020, depois de uma diminuição de 2,2% em 2019. Tanto os atrasos nos pagamentos como as insolvências estão a aumentar.

• Papel - Degradação do risco de médio para elevado

Os produtores de papel veem-se afetados por uma diminuição da procura decorrente das medidas de contenção e da digitalização em curso. Espera-se que o valor acrescentado da indústria sofra uma contração superior a 3% em 2020.

• Químico e farmacêutico - Risco baixo

As empresas de produtos químicos e as farmacêuticas apresentam, em regra, uma sólida situação financeira, bons registos de pagamento e baixas taxas de insolvência, comparativamente com outras indústrias. As empresas químicas sofrem, contudo, uma diminuição da procura por parte dos principais setores compradores e espera-se que o valor acrescentado sofra uma redução de cerca de 1,5% em 2020. Prevê-se que o valor acrescentado dos produtos farmacêuticos aumente mais de 3% em 2020, devido ao aumento dos gastos com saúde.

• Serviços - Deterioração do risco de baixo para muito elevado

Devido às amplas medidas de bloqueio decorrentes do coronavírus, espera-se que o surto afete gravemente muitos segmentos, em especial os hotéis, restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagens e operadores turísticos. Prevê-se que o valor acrescentado da hotelaria e restauração e dos serviços de catering diminua 16% em 2020. Os segmentos de serviços afetados terão um forte aumento das insolvências empresariais.

• Têxtil - Risco elevado

Os produtores, grossistas e retalhistas já estavam a ser afetados antes do surto de coronavírus pela concorrência feroz, pelas margens diminutas, pela queda das vendas, pelas mudanças no comportamento dos consumidores e pelo aumento da concorrência por parte de novos retalhistas online. O rendimento deteriorou-se ainda mais devido à redução das vendas durante o confinamento. Espera-se que o valor acrescentado do setor têxtil sofra uma redução superior a 10% em 2020. As insolvências devem aumentar ainda mais.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.