A contração da Argentina será mais longa e mais profunda do que o esperado

A Crédito y Caución não descarta um incumprimento desordenado no pagamento da dívida que afetaria títulos no valor de 65 mil milhões de dólares.

Lisboa - 07-jul-2020

O mais recente relatório da Crédito y Caución analisa a situação atual da Argentina que enfrenta uma profunda deterioração da sua economia, juntamente com o nono incumprimento no pagamento da sua dívida soberana. A Argentina já enfrentava graves problemas económicos antes da pandemia de coronavírus. O país está em recessão desde 2018, com uma inflação superior a 50%, uma taxa de desemprego de 10% e um índice de pobreza que afeta mais de um terço da população. As medidas de distanciamento social e confinamento resultantes do surto de coronavírus pioraram a situação, com um impacto negativo em todas as indústrias, exceto na agricultura e no setor alimentar.

Prevê-se que o PIB contraia 8,8% em 2020 e recupere apenas parcialmente no próximo ano. As exportações, o consumo privado e a produção industrial deverão contrair mais de 10% este ano. A queda nos investimentos será ainda mais intensa, chegando aos 18%. A estrutura da economia argentina torna-a extremamente vulnerável a choques externos devido à sua elevada dependência das exportações agrícolas, que representam mais de 50%, às suas altas necessidades de financiamento externo e ao longo histórico de incumprimento.

Para limitar o impacto económico, o governo anunciou medidas fiscais no valor de 3,5% do PIB para proteger os setores mais vulneráveis da população. A dívida pública da Argentina aumentou de 56% do PIB em 2017 para quase 90% em 2019 devido à contração da economia e à desvalorização da moeda. O pagamento da dívida, financiado em 78% em moeda estrangeira e 49% por não residentes, tornou-se insustentável numa economia em contração, com uma moeda desvalorizada e um aumento da pobreza.

O acesso da Argentina ao mercado internacional de capitais esgotou-se. A falta de um acordo de reestruturação com os detentores de títulos internacionais levou a Argentina a deixar de cumprir os seus compromissos de pagamento, o que representa o seu nono incumprimento desde 1816. Os investidores não vão tomar medidas legais de imediato enquanto estejam a decorrer negociações com a Administração argentina. O prazo para a reestruturação da dívida foi prorrogado várias vezes, atualmente até 24 de julho. Embora pareça que a vontade de ambas as partes é chegar a um acordo, a Crédito y Caución não descarta um incumprimento desordenado que afetaria títulos no valor de 65 mil milhões de dólares.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.