Seguro de Crédito à exportação tem garantias do Estado prolongadas até 31 de dezembro

A prorrogação da Linha de Apoio do Estado ao Crédito Comercial à exportação até 31 de dezembro de 2021 permite às empresas seguradas da Crédito y Caución continuarem a beneficiar de cobertura adicional do Estado em operações a crédito em mercados externos.

Lisboa - 09-jun-2021

A Crédito y Caución alcançou um acordo com o Estado Português para uma nova prorrogação da vigência da Linha de Apoio ao Crédito Comercial para o Mercado Externo com Garantias do Estado até 31 de dezembro de 2021. Esta linha de apoio, cuja vigência terminaria no final do mês de junho, permite às empresas seguradas da Crédito y Caución beneficiarem de cobertura adicional do Estado em operações a crédito com entidades em mercados externos.

Esta será a segunda prorrogação da Linha de Apoio do Estado para a exportação que no último prolongamento de vigência passou também a abranger todos os mercados identificados na Lista de Risco-País da OCDE. Este mecanismo de apoio à exportação permite às empresas exportadoras nacionais beneficiar nas suas apólices de seguro de crédito de cobertura adicional do Estado português.

A linha de apoio "Exportação Segura 2021" abrange operações para todos os mercados em que as empresas seguradas da Crédito y Caución tenham clientes e pode ser utilizada nos casos em que a Crédito y Caución tenha concedido cobertura insuficiente no âmbito da sua Apólice de Seguro de Crédito, sendo o montante da garantia adicional do Estado indexado ao risco assumido pela seguradora. O limite por operação varia em função do risco de crédito do comprador, podendo chegar a 1,5 vezes o valor classificado pela Crédito y Caución.

A nova prorrogação da Linha de Apoio ao Crédito Comercial com Garantia do Estado para a exportação era inevitável de modo a garantir a retoma progressiva das atividades exportadoras, num contexto mundial que permanece incerto e cujas perspetivas são ainda instáveis na generalidade dos mercados mundiais", salienta Paulo Morais, diretor territorial da Crédito y Caución para Portugal e Brasil.

A Crédito y Caución disponibiliza às empresas suas seguradas Garantias Adicionais do Estado no montante global de 165 milhões de euros que podem agora ser utilizadas em operações a realizar até 31 de dezembro.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 25%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.