Crédito y Caución adere à linha do Estado de apoio ao mercado nacional no valor global de 500 milhões de euros

A nova linha de apoio ‘Mercado Doméstico Seguro 2021’ apresentada pela Direção Geral do Tesouro e Finanças permitirá às empresas seguradas pela Crédito y Caución aceder a coberturas adicionais do Estado Português nas suas operações de crédito realizadas no mercado nacional.

Lisboa - 29-abr-2021

A Crédito y Caución celebrou um acordo com o Estado Português aberto às seguradoras de crédito que garante uma linha de apoio às empresas portuguesas nas suas vendas a crédito no valor global de 500 milhões de euros. O Estado vai viabilizar inicialmente 50% desta linha.

A celebração deste acordo permite à Crédito y Caución oferecer aos seus segurados a possibilidade de acederem a coberturas adicionais do seu risco de crédito por conta do Estado por um montante inicial de 64,75 milhões de euros, correspondente à quota de mercado da seguradora de 25,9%

A nova linha “Mercado Doméstico Seguro 2021” tem um funcionamento semelhante ao já em vigor para o mercado externo. Pode ser ativada nos casos em que, após análise do risco de crédito do comprador associado a uma apólice de seguro de crédito, a Crédito y Caución tenha concedido coberturas inferiores à solicitada pela empresa vendedora. O montante da garantia adicional do Estado será acrescido ao risco assumido pela seguradora de crédito. O limite de cada operação, que varia em função do risco de crédito do comprador, pode atingir 1,5 vezes a cobertura concedida pela Crédito y Caución.

Congratulamo-nos com a assinatura deste acordo com o Estado Português, que reconhece a importância vital de um instrumento de apoio às empresas nas suas operações no mercado nacional, que se soma ao apoio às exportações”, afirma o Diretor de Território Portugal e Brasil da Crédito y Caución, Paulo Morais. “Num momento crucial para a recuperação da atividade nacional e o relançamento das exportações, esta linha de apoio ao mercado interno é um instrumento vital de apoio às empresas, restabelecendo alguma equidade em relação às suas homólogas internacionais e às empresas exportadoras”, sublinha.

A nova linha de apoio ao mercado interno, formalizada através da Direcção Geral do Tesouro e Finanças, vigorará até 31 de dezembro de 2021. Prevê-se que, caso o seu montante inicial de 250 milhões de euros seja utilizado na sua totalidade, pode ser reforçada através da utilização de tranches adicionais disponibilizadas pelo garante até atingir o valor global de 500 milhões de euros.

A Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 24%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa atividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.