Portugal tem cada vez mais empresas

Novo decréscimo de insolvências em Portugal no mês de outubro. Valores consolidados apontam para uma redução de 17% face a 2016. Constituições crescem quase 9%.

Madrid - 07-nov-2017

As insolvências diminuíram 8,5% em outubro face ao mês homólogo de 2016. De acordo com dados fornecidos pela Iberinform, registaram-se 4.947 insolvências até final do mês passado, o que traduz um decréscimo de 17% em relação a 2016. No entanto, as maiores descidas comparativas continuam a verificar-se em julho e setembro (18,3% em ambos os casos).

Em termos absolutos, em outubro, há registo de 653 insolvências, menos 61 que no mês homólogo de 2016. No acumulado, são 4.947 as empresas insolventes (menos 1.023 que em 2016). Lisboa e Porto são os distritos com valores absolutos de insolvências mais elevados, 1.421 e 1.001 respetivamente. Contudo, em relação a 2016, estes números traduzem diminuições de 2,6% em Lisboa e uma redução significativa de 23,4% no Porto. Os decréscimos de insolvências mais significativos verificam-se em Angra do Heroísmo (menos 68%), Beja (diminuição de 62%), Coimbra (menos 44%) e Évora (quebra de 40%). A Madeira mantém-se em contra ciclo com um aumento de 8,7% no número de empresas insolventes.

Os setores de atividade que apresentam um decréscimo de insolvências com maior variação percentual em outubro são: Indústria Extrativa (menos 40%), Comércio a Retalho (menos 28,6%) e Agricultura, Caça e Pesca (menos 25,9%). As Telecomunicações são o único setor com um aumento acentuado de insolvências (mais 28%).

Constituições

Foram constituídas 3.246 novas empresas em outubro último, 348 mais que em termos homólogos (aumento de 12%). No total de 2017, Portugal viu surgir 34.215 novos projetos empresariais, o que traduz um aumento de 8,7% face ao ano transato.

A maioria dos distritos manteve o seu peso nas constituições. O número mais significativo de novas constituições continua a registar-se em Lisboa, com 11.480 novas empresas constituídas em outubro, mas uma quebra de 3,9% em relação a 2016. O Porto conserva a segunda posição, com 5.938 constituições (redução de 12,2%), e Braga surge em terceiro lugar com 2.506 novas empresas (redução de 10,8%). Setúbal é o quarto distrito a nível nacional com 2.360 constituições (mais cerca de 2% que em outubro de 2016).

Os setores que manifestam maior peso nas constituições são: Outros Serviços (46,3%), Hotelaria/Restauração (12,4%) e Comércio a Retalho (9 %). Não se verificaram descidas significativas, tendo a maioria dos setores mantido o seu peso no total de novas constituições por distrito.

Sobre a Iberinform

A Iberinform é a filial da Crédito y Caución que oferece soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional. Fornece bases de dados para a identificação de novos clientes e ferramentas que facilitam a gestão de riscos, a análise e acompanhamento de clientes ou setores. O seu serviço de informação empresarial possibilita a obtenção de relatórios de empresas em mais de 200 países ou territórios e aceder às maiores bases de dados de incumprimento bancário em Espanha, como o RAI e ASNEF Empresas.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento  das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 23%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países, com acesso a informação de crédito de mais de 240 milhões de empresas em todo o mundo. A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.