Ásia-Pacífico prepara-se para o risco de incumprimento do pagamento

A proteção dos fluxos de caixa do risco de incumprimento dos pagamentos lidera a agendas das preocupações das empresas da região da Ásia-Pacífico.

Madrid - 20-out-2016

Cerca de 40% das empresas na região da Ásia-Pacífico antecipa o aumento do uso de ferramentas de gestão de crédito para proteger os seus fluxos de liquidez em operações com clientes B2B, no próximo ano. Quase metade das empresas da região planeia aumentar a frequência da verificação da solvência e do histórico de pagamento dos seus clientes. Esta evolução reflete a preocupação com a proteção da rentabilidade das empresas, para assegurar a viabilidade e seguro crescimento dos seus negócios.

A região da Ásia-Pacífico continuará a liderar o crescimento global nos próximos anos. A emergente Ásia deve ultrapassar, novamente este ano, outras regiões do mundo em termos crescimento do PIB com uma previsão de crescimento de 5,7%. Espera-se que as duas maiores economias Asiáticas liderem o caminho. A Índia deverá crescer 7,5% este ano e a China 6,6%, apesar da desaceleração da sua economia, derivada pelo reequilíbrio da economia face aos serviços e ao consumo interno. Neste contexto, as empresas estão a focar-se na proteção das suas contas por cobrar de clientes com atrasos de pagamento.

De acordo com o Barómetro Práticas de Pagamento para a Ásia-Pacífico, difundido pela Crédito y Caución, cerca de 90% das empresas da região experienciaram situações de atrasos no pagamento de faturas por parte seus clientes B2B. Com isto, 34% das empresas afirmam ter necessitado de tomar medidas específicas para corrigir o fluxo de caixa e 33%  a adiar o seu pagamento aos seus fornecedores. 25% solicitou financiamento adicional aos bancos e outras entidades para pagar aos seus próprios credores, e 22% teve de solicitar uma extensão de descoberto bancário. Estas razões podem explicar o porquê de 20% de empresas na Ásia-Pacífico acreditarem que a contenção de custos e manutenção de fluxos de caixa serão os maiores desafios para a rentabilidade dos seus negócios este ano.

Andreas Tesch, Chief Market Officer da Atradius afirma “ O crescimento global que, que se prevê situar em 2,4%, em linha com o ano passado, continua a ser contido pelos baixos preços das matérias-primas, pela insuficiente procura dos consumidores nos mercados avançados, pelo reequilíbrio da economia chinesa, pela incerteza na política monetária global e pelos riscos geopolíticos. Todos estes fatores geram preocupações sobre o aumento da divida e deterioração da qualidade de crédito, podendo originar o aumento do número de falências de empresas em vários mercados emergentes; especialmente os que dependem de transações com a China ou com comércio de bens.

Eric den Boogert, Diretor da Atradius Ásia, declarou: "As condições de crédito na maioria dos mercados emergentes são cada vez mais rigorosas devido à elevada incerteza económica local e global. Ainda que as economias da Ásia-Pacífico demonstrem um crescimento económico razoável em comparação com resto do mundo, um número recorde de empresas tem atrasado os pagamentos, uma tendência que confirma os nossos próprios dados de sinistralidade”.

A Crédito y Caución é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 25%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Com uma quota do mercado de 23%, a Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que proporciona a cobertura em 240 mercados e tem acesso a informação de crédito em mais de 200 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.