Riscos crescentes em França e Itália... Oportunidades na Alemanha e na Grã-Bretanha

O mais recente estudo divulgado pela Crédito y Caución destaca as características dos principais mercados de exportação portuguesa na Europa Ocidental.

Madrid - 07-jul-2015

Espanha é o principal mercado de exportação portuguesa. Após três anos de contração, a recuperação económica deste mercado está a consolidar-se, impulsionada em grande parte pelos níveis de exportação e a recuperação da procura interna. O mais recente estudo divulgado pela Crédito y Caución, que analisa em profundidade o estado dos 12 principais mercados da Europa Ocidental, salienta que a competitividade internacional de Espanha está a melhorar graças a um setor de exportação próspero que irá ver o crescimento das suas exportações acelerar em 2015.

No entanto, outros mercados de exportação portuguesa apresentam uma situação muito diversificada. De acordo com as previsões divulgadas pela seguradora de crédito, a França, o segundo mercado da exportação portuguesa, irá crescer em 2015 abaixo da média da União Europeia. Com a economia francesa estagnada desde 2012, a tendência das insolvências inverteu-se novamente. A modesta recuperação económica não permite prever um melhoramento significativo dos níveis de insolvência em França, que irá encerrar 2015 com 20% mais falências que em 2007.

A Itália também levanta problemas complexos como mercado de exportação. Após três anos de contração, espera-se que a economia italiana cresça mais de meio ponto em 2015, o que não irá permitir que os níveis de insolvência empresarial melhorem. Os problemas de liquidez das empresas italianas vêem-se agravados pelo comportamento modesto nos pagamentos em geral, especialmente do setor público. Por outro lado, as empresas italianas mostram uma alavancagem a curto-prazo mais alta que os seus homólogos da Europa Ocidental. Muitas empresas italianas sofrem com as políticas restritivas de empréstimo, as quais são esperadas que se mantenham em 2015. A elevada dependência das empresas italianas no que diz respeito ao financiamento bancário está a revelar ser uma fraqueza estrutural significativa.

Pelo contrário, o momento da Alemanha e da Grã-Bretanha é uma oportunidade. A economia alemã regista um crescimento sólido que irá acelerar em 2015, com uma expansão de 2,1% impulsionada pelo crescimento das exportações, pelo aumento do consumo privado, pela produção industrial e pelo investimento. O estudo da Crédito y Caución prevê que o consumo das famílias se torne no fator chave de 2015, estimulado pela descida dos preços do petróleo, pelo aumento dos salários e pela diminuição do desemprego. Atendendo ao panorama económico alemão, espera-se que o clima de insolvências permaneça estável em 2015.

Fora do euro, a economia do Reino Unido, muito importante para a exportação portuguesa, alcançou em 2014 o seu ritmo mais rápido de crescimento desde 2007, em muito devido às despesas do consumidor. Dada a solidez do consumo privado e dos investimentos, a Crédito y Caución prevê que o PIB britânico cresça 2,7% em 2015. De acordo com as estimativas da seguradora de crédito, nesta conjuntura os níveis de insolvência irão diminuir 6%, encerrando 2015 ligeiramente acima dos níveis de 2007.

A Crédito y Caución  é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.