Quem beneficiará com o petróleo mais barato?

As previsões atuais sugerem que entre 2015 e 2016 o intervalo de preços do barril de petróleo irá estabilizar entre os 85 e os 90 dólares.

Madrid - 12-jan-2015

Os países da União Europeia serão os principais beneficiados com a descida do preço do petróleo, de acordo com as previsões divulgadas pela Crédito y Caución. Se o preço do barril se mantiver em torno dos 85 dólares, a fatura anual que supõe a importação do petróleo irá reduzir-se em quase 100.000 milhões de dólares: de 500.000 para 400.000. Paradoxalmente, esta redução irá aumentar o risco de deflação e de estagnação do consumo na Europa. Na China, a poupança pode estar perto dos 60.000 milhões de dólares. O caso dos Estados Unidos é mais ambíguo, por ser simultaneamente um dos principais produtores e consumidores de petróleo.

O preço do barril de petróleo encontra-se muito longe do intervalo de 100 a 120 dólares em que flutuava desde 2011. Embora a China represente cerca de 20% do consumo mundial de petróleo, a evolução recente dos preços não se pode explicar por uma alteração na procura chinesa ou por uma moderação da procura na Europa.

A explicação principal encontra-se no aumento da oferta. As interrupções na produção desapareceram parcialmente na Líbia, que quadruplicou a sua produção desde o verão até se situar perto dos níveis de 2010 anteriores à sua guerra civil. Também o Iraque começou a aumentar a sua produção. Os problemas na produção mantêm-se na Síria e no Irão, por motivos geopolíticos, e no Canadá e no Mar do Norte, por razões técnicas.

As novas técnicas de extração utilizadas nos Estados Unidos, que exigem a fratura hidráulica de rochas, equipararam os níveis de produção da Arábia Saudita. De facto, o nível crítico de preços para que estas novas formas de extração sejam rentáveis já diminuiu para os 70 dólares por barril. Por outro lado, a Arábia Saudita parece decidida a manter a sua quota de mercado e deixou de regular os seus níveis de produção para estabilizar os preços mundiais.

As previsões atuais sugerem que entre 2015 e 2016, o intervalo de preços do barril se irá estabilizar entre os 85 e os 90 dólares. De acordo com o documento divulgado pela Crédito y Caución, os potenciais riscos que ameaçam este cenário são, principalmente, geopolíticos. O mais relevante é a atividade do Estado Islâmico no Médio Oriente, embora até à data não tenha afetado a produção do Iraque, cujos complexos petrolíferos se encontram principalmente a sul do país.

A Crédito y Caución  é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.