União Europeia é um dos principais polos da indústria automóvel global

A Crédito y Caución prevê um aumento na produção e venda de automóveis na zona euro no último trimestre de 2014.

Madrid - 23-out-2014

A produtividade e competitividade das fábricas europeias posicionam a União Europeia como um dos principais polos da indústria automóvel global. A Crédito y Caución prevê, no seu último relatório setorial, um aumento na produção e venda de automóveis na zona euro no final de 2014.

O estudo inclui um capítulo sobre o setor automóvel em Espanha, onde as perspetivas da Crédito y Caución para 2014 se apresentam otimistas, registando um aumento da produção e do crescimento das exportações. As insolvências empresariais mantiveram-se num nível elevado desde 2008, contudo os atrasos nos pagamentos do setor diminuíram nos últimos seis meses, e espera-se que a tendência se mantenha. Em 2014, tanto as matrículas como as exportações têm crescido significativamente. Mais de 85% dos carros fabricados em Espanha destinam-se à exportação, principalmente para mercados vizinhos, ainda que no último ano o setor tenha conseguido aumentar as suas exportações fora da União Europeia.

Espanha continua a ser o segundo maior fabricante da Europa, a seguir à Alemanha e antes da França, e ocupa o 12º lugar a nível mundial. O setor representa 10% do PIB, mais de 8% de emprego e contribui 11,2% para as exportações espanholas. À semelhança do que se verifica com outras empresas espanholas, o setor automóvel viu-se fortemente afetado pela descida generalizada do consumo interno e das dificuldades de financiamento. A procura nacional passou de 1,7 milhões de veículos em 2007, para menos de 0,8 milhões em 2012. Porém, em 2013 a produção nacional de automóveis cresceu acima dos 9%, quase 12% no segmento dos veículos familiares.

As previsões de melhoria são também evidentes no Reino Unido, onde se registou uma subida considerável na compra de automóveis que se repercutiu num enorme investimento em instalações de produção, motivada em grande parte pela procura de marcas de luxo.

Na China, as vendas de automóveis estão a aumentar a um ritmo significativo, num país onde a propriedade de automóveis é ainda relativamente baixa – menos de 100 carros por cada 1000 pessoas. A Crédito y Caución mostra, no entanto, alguma prevenção relativa à rentabilidade do setor, que se pode ver afetada pelo aumento da concorrência.

Os fabricantes de automóveis alemães e checos mantêm as margens de lucro, embora a crise da Ucrânia já esteja a ter um impacto nas vendas alemãs na Rússia e possa colocar em perigo as exportações da indústria checa se forem impostas novas sanções.

Noutros países as previsões são menos favoráveis nos próximos meses. O ligeiro aumento das vendas de automóveis na França não está em situação de fazer face aos problemas com os fornecedores, enquanto em Itália as vendas ainda frágeis são um indicador da tendência geral do consumo privado. No outro lado do Atlântico, a forte indústria automóvel do Brasil foi vítima de uma economia à beira da recessão.

A Crédito y Caución  é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.