Mais de 50% dos pagamentos em atraso na América não são cobrados

O Barómetro Práticas de Pagamento divulgado pela Crédito y Caución analisa o comportamento referente a pagamentos no Brasil, Canadá, México e Estados Unidos.
Madrid - 25-set-2014

A economia americana mostra sinais de recuperação. No entanto, os atrasos nos pagamentos, os incumprimentos e as falências de empresas continuam a ser comuns. O último Barómetro de Práticas de Pagamento divulgado pela Crédito y Caución levanta a questão dos riscos de vender nos mercados americanos. Um atraso na cobrança acima dos 90 dias no Brasil, Canadá, México ou EUA representa uma alta probabilidade de nunca se chegar a cobrar essa operação: 52% destas vendas a crédito acabarão por não ser cobradas, frente aos 35% que se regista na Europa.

De acordo com os dados do operador em seguro de crédito, 38% das operações nestes mercados não serão cobradas na data acordada. 5,2% das operações irá atrasar-se para além dos 90 dias e 2,7% ficará por pagar.

Gestão de Crédito para reduzir os riscos

81,5% das empresas americanas aplica alguma política de gestão de crédito para reduzir os riscos de não pagamento nas suas operações. Aproximadamente 50% dos inquiridos verificam a solidez financeira dos compradores ou requerem formas seguras de pagamento. Estas medidas podem ajudar a reduzir incumprimentos nos pagamentos, mas as próprias empresas que as colocam em prática reconhecem que não conseguiram acabar com o problema das dívidas, o qual continua a ser um problema relevante na região.

De acordo com as conclusões do estudo divulgado pela Crédito y Caución, o impacto de faturas pendentes de pagamento pode constituir um problema sério para as empresas que operam na América. O estudo mostra uma disparidade significativa entre o período médio de 28 dias que marca as condições de pagamento mutuamente acordadas na região e o prazo médio de recebimento, que atinge os 48 dias. Esta lacuna revela um alto risco de incumprimento. É por essa razão que quase um terço das empresas da região salientam que manter um cash-flow suficiente este ano tem sido o maior desafio para a rentabilidade dos seus negócios.

A Crédito y Caución  é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 23%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 85 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços. Desde 2008 é o operador do Atradius em Portugal, Espanha e Brasil.

Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 50 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo. O operador global consolida a sua actividade no âmbito do Grupo Catalana Occidente.