Rússia apresenta oportunidades de negócio para 2014

Dado o forte desempenho da economia russa, a Crédito y Caución prevê o aumento da procura de alguns produtos-chave para a exportação espanhola

Madrid - 29-out-2013

A Crédito y Caución prevê a recuperação do crescimento da Rússia durante o segundo semestre de 2013, graças à reativação das exportações, às previsões favoráveis e aos fatores positivos inerentes à queda da inflação como por exemplo no poder de compra dos consumidores. De acordo com estas previsões, o PIB da Rússia crescerá 2,6% em 2013 e cerca de 3,5% em 2014. Num ambiente de forte desempenho económico, a Crédito y Caución espera que a procura de produtos na Rússia, alguns deles produtos-chave nas exportações espanholas, continue a crescer em áreas que vão desde a alimentação, aos produtos químicos, metais, maquinaria e eletrónica de consumo.

A inflação demonstrou no primeiro semestre uma tendência de crescimento devido à debilidade do rublo mas também pelo aumento salarial de 13% que se vai registar nos próximos meses. Após sérias dificuldades nos anos 2008 e 2009, o setor bancário russo conseguiu recuperar. O índice de morosidade diminuiu, a sua rentabilidade aumentou significativamente e o crescimento do crédito bancário continua a ser valorizado através do aumento anual de cerca de 30% dos créditos às famílias e empresas.

A Rússia aderiu em agosto de 2012 à Organização Mundial do Comércio, fator que irá contribuir gradualmente para a expansão da economia. A taxa média agrícola diminuiu de 13,2% para 10,8% e os produtos manufaturados de 9,5% para 7,3%. No entanto, as reduções mais significativas deram-se na indústria automóvel, aeronáutica e no sector da suinicultura que não irão entrar em vigor até 2019 e 2020. A economia interna russa é altamente monopolizada, e as pequenas e médias empresas são bastante competitivas e orientadas para o mercado, mesmo contribuindo apenas com 15% do PIB. Tanto no sector da energia, que representa 77% das exportações russas, como no setor dos produtos manufaturados, a produtividade é bastante inferior à dos países industrializados.

A Rússia continua a ser uma economia de mercado jovem com um sistema jurídico débil, o que limita a capacidade dos investidores estrangeiros e dos exportadores de defenderem os seus direitos e contratos. Além disso, as fortes restrições e proibições da importação, da administração fiscal e aduaneira e da regulação de preços representam obstáculos perante este ambiente de negócios.

A nível empresarial as empresas russas apresentam estruturas corporativas opacas e complexas. No entanto, a sua familiaridade e colaboração com as seguradoras de crédito comerciais tem aumentado significativamente. Para obter uma imagem real da verdadeira força financeira das empresas russas, o Grupo Atradius, que opera em Espanha através da Crédito y Caución, mantém presença neste terreno, o que permite ter um contacto regular com os compradores e conhecimento dos setores comerciais russos.

A Crédito y Caución é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 28%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 80 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços.

Desde 2008 é o operador do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e Brasil.

O Grupo Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 45 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo.