Manter a liquidez é o maior desafio deste ano para as empresas americanas

No Canadá e nos Estados Unidos o risco de falta de pagamento é maior na Exportação, enquanto no México e no Brasil a maior preocupação são as outras empresas do país.

Madrid - 26-set-2013

Apesar do registo moderado de melhoras na economia, o barómetro de práticas de pagamento 2013 distribuído em Espanha pela Crédito y Caución e desenvolvido a partir da análise de dados disponibilizados pelos fornecedores B2B de produtos e serviços no Brasil, Canadá, México e Estados Unidos, mostra que, gerar e manter um nível suficiente de fluxo de caixa continua a ser uma prioridade. Num ambiente marcado pelas insolvências das empresas, o crescimento lento das vendas e as faltas de pagamentos comerciais são algumas das razões que levam a tentar manter este nível de fluxo.

Nos últimos seis meses, que percentagem do valor total das suas contas a receber B2B [nacionais e estrangeiras] têm sido incobráveis?

Amostra: Empresas entrevistadas        Fonte: Barómetro Atradius de Práticas de Pagamento 2013

No caso dos entrevistados no Canadá e nos Estados Unidos, o crédito comercial B2B ligado à exportação, representa uma maior ameaça do que no mercado interno devido à falta de pagamento. Nos Estados Unidos, 6,7% das contas a receber do exterior foram registadas como incobráveis, em comparação com os 4,5% das vendas nacionais. No Canadá, 5,9% das contas no exterior e 4,3% das vendas internas correspondem à falta de pagamento. No México e no Brasil, a tendência mudou e as contas a receber nacionais representam um grande problema para os entrevistados. No México, as operações B2B nacionais incobráveis chegam a 6,4%, em comparação com 5,5% das contas no exterior. No Brasil, a percentagem de incobráveis no mercado interno representa 7,7% do total, ligeiramente acima de 7,3% registrado na exportação.

Comparando com as empresas europeias, a cobrança de contas a receber das vendas do exterior é um grande desafio para os entrevistados na América. Seja por causa da inexperiência nas exportações, das práticas de pagamento inconsistentes, das barreiras linguísticas ou culturais, ou por um menor uso de recursos de gestão de crédito, como o seguro de crédito, serviços de cobrança internacional ou de informação de crédito. As empresas na América parecem ter mais dificuldades com a cobrança das faturas de vendas no exterior.

Prazo médio de pagamento cada vez mais extenso

É provável que esta situação também tenha um impacto negativo no fluxo de caixa. O prazo médio para receber [PMR] dos entrevistados, de 58 dias, representa quase o dobro do prazo médio de pagamento de 31 dias. O Brasil tem o PMR médio mais elevado, com 86 dias, e os Estados Unidos o mais baixo com 41. O Canadá tem 51 dias, e o México tem 55. No entanto, os entrevistados brasileiros têm uma disposição mais tranquila em relação ao seu DSO [Days Sales Outstanding]. A percentagem de entrevistados brasileiros que dizem que só começam a preocupar-se com o DSO quando supera o prazo médio de pagamento de mais de 90 dias, é notavelmente superior à média do continente.

Quando é que o nível de DSO se torna um problema? Maior quantidade de dias que o prazo de pagamento.

Uma melhoria do ambiente de insolvências pode não conduzir necessariamente a um menor risco de falta de pagamento por parte dos clientes. Seja através da utilização do seguro de crédito, agências de cobrança, mais verificações de solvência ou simplesmente pela implementação de um processo de reclamações estruturado. `É importante para as empresas reforçar a sua gestão de crédito para proteger seu fluxo de caixa e a estabilidade financeira da empresa, reforçando desta forma, a sua capacidade de crescer´, comentou o diretor de Seguros de Crédito Comercial na região NAFTA do Grupo Atradius, Richard Ariens.

Sobre Crédito y Caución

A Crédito y Caución é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 28%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 80 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços.

Desde 2008 é o operador do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e Brasil.

O Grupo Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 45 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo.

Anexos