Debilidade na indústria de aço e metal

Forte quebra na procura do aço e metal está a provocar queda dos preços e a debilitar a indústria a nível mundial.

Madrid - 20-set-2013

O último estudo setorial revela a crescente fragilidade da indústria do aço e expõe, ainda, a revisão das perspetivas de crescimento global para 2013 de 4,5% ao invés dos 2,9% estimados em 2012. De acordo com o relatório da operadora líder em seguro de crédito, a constante quebra no setor registada na China e em muitos outros mercados está a provocar a quebra nos preços dos produtores, que procuram desfazer-se das reservas que não são utilizadas.

Os fabricantes líderes do setor têm força financeira suficiente para enfrentar esta situação complexa, quer seja através do capital quer de processos de aquisições e fusões. Além disso, a Crédito y Caución prevê uma ligeira recuperação do crescimento do consumo de aço e de outros metais até ao final de 2013, na medida em que continuam a ter uma importância vital para muitas indústrias, assim como na procura de matérias-primas, como o ferro e o cobre.

China na linha da frente na produção de aço a nível mundial

A China mantém-se o maior produtor de aço a nível mundial, com uma produção nacional igual à do resto do mundo. De acordo com as previsões setoriais, prevê-se que o consumo de aço na China cresça 3,5% em 2013, após o aumento de 1,9% em 2012. Em 2014, a procura de aço vai diminuir até 2,5%, pois o governo chinês irá dar continuação a uma política de controlo de investimentos, com vista a reequilibrar a sua Economia.

Os valores na Europa retratam uma situação mais complexa para este setor. Em França, país referência na indústria, a produção de aço está agora 20% abaixo do nível registado antes da crise. Depois de uma queda de 2,5% em 2012, esta evolução continua a acentuar-se ao longo de 2013 devido à falta de procura, especialmente por parte dos clientes do setor de construção civil, que representam 35% do consumo de aço.

A este cenário somam-se os produtores e comerciantes de aço que também foram obrigados a reduzir os preços. O estudo prevê que 2013 seja, novamente, um ano difícil para muitas empresas europeias ligadas à fabricação de metal, com a diminuição generalizada da atividade em 2%, após a queda de 3% em 2012.

Nos Estados Unidos a concorrência mantém-se muito competitiva devido aos poucos projetos existentes, fator que, juntamente com a quebra no orçamento do governo, tem conduzido à queda dos preços no mercado. No Japão, a contração dos setores de construção automóvel e naval tem exercido uma forte pressão sobre a indústria de aço. A Austrália registou uma diminuição da contribuição do setor mineiro para a Economia.

Na Rússia, as exportações para a China, países asiáticos no geral e Europa Ocidental, têm diminuído nos últimos dez meses, devido à queda da procura externa. Nos próximos meses, a indústria de aço e metal na Rússia irá manter-se vulnerável e poderá depender das tendências mundiais. A procura interna, cada vez mais forte e estritamente relacionada com indústrias de construção - automóvel, infraestruturas ou maquinaria-, será um fator positivo para impulsionar a evolução do setor de aço e metal no mercado.

Os aspetos positivos do setor registam-se em mercados como a Turquia, onde a indústria do aço e do metal se impulsionou, uma vez que beneficia do sucesso de outros setores nacionais que dependem do fornecimento contínuo de produtos de aço e metal.

A Crédito y Caución é um dos operadores líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 28%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, há mais de 80 anos, protegendo-as dos riscos associados às vendas a crédito de bens e serviços.

Desde 2008 é o operador do Grupo Atradius em Espanha, Portugal e Brasil.

O Grupo Atradius é o operador global de seguros de crédito, presente em 45 países, que tem acesso a informação de crédito em mais de 100 milhões de empresas em todo o mundo.

Anexos