O risco de incumprimento na Irlanda

Setores como o automóvel, bens de consumo duradouro, construção, eletrónica, financeiro, maquinaria, metalurgia, papel, serviços e têxtil apresentam um elevado risco de incumprimento.

Lisboa - 19-out-2020

• Agricultura - Risco médio

A logística e a cadeia de fornecimento foram afetadas pelo confinamento. Além disso, persiste a incerteza quanto à futura relação comercial entre a União Europeia e o Reino Unido, grande importador de produtos agrícolas irlandeses. Embora seja de esperar que o valor acrescentado da agricultura sofra uma contração superior a 6% em 2020, há boas perspetivas quanto a uma recuperação a curto prazo.

• Alimentação - Risco baixo

A logística e a cadeia de fornecimento foram afetadas pelo confinamento. O valor acrescentado do setor deverá diminuir cerca de 1% em 2020. Apesar dos esforços dos exportadores para diversificar os seus mercados, o Brexit continua a ser uma ameaça importante para o desempenho do setor. Qualquer futura imposição de tarifas poderia ser devastadora para o setor alimentar irlandês. Além disso, quase 80% das exportações irlandesas para a Europa passam pelo Reino Unido, pelo que um hard Brexit também poderia causar atrasos no envio de alimentos frescos para a Europa, com impactos nos custos e na competitividade.

• Automóvel e transporte - Risco elevado

O setor automóvel sente os impactos de uma diminuição das vendas de veículos de turismo e de comerciais. Por outro lado, o transporte viu-se afetado pela diminuição da procura logística. Espera-se que o valor acrescentado do setor sofra uma redução superior a 12% em 2020. Durante o confinamento, houve um grande número de atrasos nos pagamentos. Contudo, a maioria das operações foram reembolsadas ou estão nos planos de pagamento. Ainda assim, espera-se um incremento da morosidade no setor e os compradores altamente alavancados enfrentem um maior risco de insolvência.

• Bens de consumo duradouro - Risco elevado

O consumo privado de bens de consumo não alimentar deteriorou-se devido ao impacto do coronavírus e o confinamento levou ao encerramento temporário de muitos negócios. Apesar da redução de 2% no IVA, o sentimento negativo dos consumidores e o aumento do desemprego poderiam constituir obstáculos a uma recuperação, a curto prazo. Após dois anos de sólido crescimento, espera-se que o valor acrescentado do setor diminua cerca de 2% em 2020.

• Construção e materiais - Risco muito elevado

As encomendas no setor da construção estão a recuperar rapidamente após o fim do confinamento. O setor está a operar, atualmente, a 90% dos níveis anteriores à pandemia. Contudo, os investimentos e o anúncio de novos projetos estão novamente a diminuir com a desaceleração económica. Prevê-se que o valor acrescentado da construção diminua mais de 7% em 2020, e tanto os incumprimentos como as insolvências devem aumentar nos próximos meses.

• Eletrónica e TIC - Risco elevado

As vendas do setor deterioraram-se consideravelmente devido ao fecho das empresas durante o confinamento. Atualmente, as vendas continuam limitadas devido à diminuição do sentimento dos consumidores. Contudo, as despesas das empresas e dos seus empregados com bens e serviços digitais aumentaram com o incremento do trabalho à distância. Prevê-se que o valor acrescentado das TIC sofra uma redução de 6% em 2020, seguida de uma recuperação de 12% em 2021. Até ao momento, não há indícios de aumento das insolvências no setor.

• Financeiro – Risco elevado

O setor vê-se gravemente afetado pela recessão económica e pelo aumento dos problemas financeiros das empresas e das famílias, o que conduz a um agravamento dos empréstimos improdutivos e à deterioração dos lucros. Prevê-se que o valor acrescentado do setor contraia mais de 13% em 2020.

• Maquinaria e engenharia - Risco elevado

Os investimentos das empresas fabricantes de máquinas deterioraram-se consideravelmente. Prevê-se uma contração do valor acrescentado do setor superior a 27% em 2020. Os incumprimentos estão a aumentar desde o segundo trimestre de 2020. As insolvências devem incrementar-se durante o quarto trimestre de 2020 e no primeiro de 2021.

• Metalurgia e Aço - Risco elevado

As encomendas e a produção veem-se afetadas pela recessão económica na Irlanda e pela diminuição de atividade nos principais setores compradores. Prevê-se que o valor acrescentado da metalurgia e do aço diminua 8% e 7,5% em 2020, respetivamente. As insolvências vão aumentar em 2021 como consequência da forte diminuição da procura de metais por parte da indústria da construção.

• Papel - Risco muito elevado

Além da digitalização, que levou a uma diminuição da procura nos últimos dois anos, os produtores de papel veem-se afetados pela deterioração das vendas como consequência das medidas de confinamento e da crise económica. Prevê-se que o valor acrescentado da indústria do papel contraia mais de 8% em 2020.

• Químico e farmacêutico - Risco baixo

Sendo a Irlanda um dos principais produtores e exportadores de produtos farmacêuticos e biotecnológicos da Europa, é provável que as empresas irlandesas beneficiem do aumento das despesas com a saúde a nível mundial. As finanças das empresas farmacêuticas são, em regra geral, sólidas. Além disso, as empresas apresentam bons registos de pagamento e uma baixa taxa de insolvência, em comparação com outros setores. Prevê-se que o valor acrescentado da área da saúde aumente quase 13% em 2020.

• Serviços - Risco muito elevado

Devido às amplas medidas de confinamento perante o surto de coronavírus, muitos segmentos foram gravemente afetados, em especial os hotéis, restaurantes, bares, atividades de entretenimento e culturais, feiras, aeroportos, turismo, agências de viagem e operadores turísticos. Espera-se que o valor acrescentado do setor contraia 10% em 2020. Tanto os atrasos e incumprimentos como as insolvências aumentaram consideravelmente desde o segundo trimestre de 2020, e prevê-se que aumentem ainda mais nos próximos meses.

• Têxtil - Risco elevado

Os produtores, grossistas e retalhistas já apresentavam problemas antes do surto de coronavírus resultantes de uma concorrência aguerrida, margens curtas, queda das vendas, alterações no comportamento dos consumidores e uma maior competição por parte dos novos retalhistas online. O desempenho do setor deteriorou-se ainda mais com a queda das vendas durante o confinamento. O valor acrescentado do setor têxtil deverá sofrer uma redução de mais de 14% em 2020. Os atrasos aumentaram significativamente e prevê-se um incremento das insolvências a partir do quarto trimestre de 2020.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 24%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.