O risco de incumprimento em Itália

Os setores agrícola, alimentação, automóvel, bens de consumo duradouro, construção, eletrónica, financeiro, maquinaria, metalurgia, papel, químico, serviços e têxtil apresentam um elevado risco de incumprimento.

Lisboa - 27-out-2020

• Agricultura - Risco elevado

O setor foi afetado pelo confinamento em termos de logística, cadeia de fornecimento e falta de trabalhadores temporários. Espera-se que o valor acrescentado da agricultura sofra uma redução superior a 6% em 2020.

• Alimentação - Risco elevado

Muitas empresas foram afetadas pelo encerramento temporário de vários canais de distribuição, sendo o mais dramático o de consumo em bares e restaurantes. Isto afetou toda a indústria alimentar que já antes da pandemia funcionava com margens muito limitadas. Prevê-se uma recuperação moderada dos segmentos da hotelaria, restauração e catering no segundo semestre de 2020. O valor acrescentado do setor deverá contrair 2% este ano. Os atrasos nos pagamentos começaram a aumentar e podem manter o crescimento durante os próximos meses.

• Automóvel e transporte - Risco muito alto

Os produtores e fornecedores de automóveis sentem os efeitos da deterioração global das vendas de veículos de turismo e comerciais, o que provoca graves tensões de liquidez. As margens já estavam sob pressão antes do surto de coronavírus devido à queda das vendas em 2019 e ao aumento dos investimentos para fazer face à transição para a mobilidade eletrónica. Em 2020, prevê-se que o valor acrescentado do setor automóvel e de transporte contraia 36% e11%, respetivamente. É esperado que os atrasos nos pagamentos e as insolvências aumentem acentuadamente nos próximos meses.

• Bens de consumo duradouro - Risco muito elevado

O consumo privado de bens de consumo não alimentares deteriorou-se devido ao impacto da pandemia de coronavírus. Muitos negócios fecharam temporariamente durante o confinamento. A deterioração do sentimento dos consumidores e o forte aumento do desemprego podem constituir um obstáculo a uma recuperação a curto prazo. A solidez financeira de muitas empresas deteriorou-se gravemente. Espera-se que o valor acrescentado do setor diminua cerca de 9% em 2020, 22% no segmento de eletrodomésticos. Um aumento brusco das insolvências ainda não se verificou. Contudo, não se pode descartar que, até final do ano, haja um aumento nas insolvências.

• Construção e materiais - Risco muito elevado

Nos últimos dois anos, a indústria viu-se afetada negativamente pelo fraco rendimento da economia italiana. A construção sofreu com a baixa procura, uma concorrência feroz, a incerteza sobre a futura capacidade de assumir despesas por parte dos organismos públicos e pelo persistente mau comportamento em termos de pagamentos. O sector enfrenta condições financeiras rígidas e níveis elevados de insolvência, com a falência de vários dos seus principais operadores em 2019. A massiva contração económica registada em Itália em resultante da pandemia constitui um golpe adicional para um setor que se estima que sofra uma contração de 12,5% no seu valor acrescentado em 2020.

• Eletrónica e TIC - Risco elevado

As vendas deterioraram-se durante o confinamento. A deterioração do sentimento dos consumidores e o forte aumento do desemprego poderiam constituir um obstáculo a uma recuperação significativa a curto prazo. O valor acrescentado das TIC deve diminuir cerca de 3% em 2020. Contudo, certos segmentos beneficiaram da crescente digitalização. As despesas das empresas e dos seus colaboradores em bens e serviços digitais aumentou com a expansão do teletrabalho.

• Financeiro - Risco elevado

O setor vê-se gravemente afetado pela recessão económica geral, com aumento dos problemas financeiros tanto para as empresas como para os consumidores, o que dará lugar a um aumento dos empréstimos improdutivos e deterioração dos lucros. O valor acrescentado do sector contrairá cerca de 5% em 2020.

• Maquinaria e engenharia - Risco elevado

Esta indústria orientada para a exportação foi um dos setores italianos com melhor desempenho nos últimos dois anos. Contudo, as perspetivas de negócio deterioraram-se já que as encomendas e a produção diminuíram consideravelmente. A queda na procura nacional e internacional por parte dos principais setores compradores, como o setor automóvel, e as interrupções na cadeia de fornecimento tiveram um impacto negativo no primeiro semestre de 2020. Espera-se que o valor acrescentado da engenharia registe uma contração de 23,5% em 2020.

• Metalurgia e aço - Risco muito elevado

Os produtores e comerciantes no setor da metalurgia e do aço sentem os efeitos da deterioração da procura dos principais setores compradores, como o setor automóvel, a construção e a maquinaria, além de interrupções na cadeia de fornecimento. Em 2020, o valor acrescentado da metalurgia e do aço deverá sofrer uma contração de 21% e 20%, respetivamente. A solidez financeira das empresas deteriorou-se gravemente e prevê-se um aumento dos incumprimentos e das insolvências nos próximos meses.

• Papel - Risco muito elevado

Os produtores de papel e as indústrias gráficas viram-se afetados pelas interrupções na cadeia de fornecimento provocadas pelas medidas de confinamento, bem como pelo atual processo de transformação digital, situações que levaram a uma queda na procura. O valor acrescentado do setor deverá sofrer uma redução de 12% em 2020. O segmento de publicações e impressão terá uma queda superior a 10%. Previsivelmente, os atrasos nos pagamentos e as insolvências vão aumentar nos próximos meses.

• Químico e farmacêutico - Risco elevado

Muitas empresas químicas estão a sentir a deterioração da procura de setores compradores chave como o automóvel. Prevê-se que o valor acrescentado dos produtos químicos contraia mais de 7% em 2020. No caso do segmento farmacêutico, espera-se uma queda de 4,5%.

• Serviços - Risco muito elevado

Devido às amplas medidas de confinamento, muitos segmentos foram gravemente afetados, em especial os hotéis, restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagens e os operadores turísticos. O valor acrescentado do setor deverá contrair mais de 5% em 2020. Até agora, o aumento dos incumprimentos tem sido moderado. Contudo, com o terminar do período de férias muitas empresas podem ver-se confrontadas com problemas de liquidez adicionais. Esta situação conduzirá a um aumento substancial nos incumprimentos e nas insolvências no quarto trimestre de 2020.

• Têxtil - Risco muito elevado

Os produtores, grossistas e retalhistas do setor têxtil que já apresentavam problemas antes do surto de coronavírus, devido a uma concorrência feroz e às margens escassas com que operam, viram-se afetados pela deterioração das vendas a nível nacional e internacional. O valor acrescentado do setor deverá contrair 20% em 2020 e os incumprimentos e insolvências devem aumentar drasticamente nos próximos meses.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 24%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.