O risco de incumprimento em Espanha

Os setores da produção de aço, automóvel, bens de consumo duradouro, construção, eletrónica, financeiro, metalurgia, papel, serviços e têxtil apresentam um alto risco de incumprimento.

Lisboa - 22-set-2020

• Aço - Risco muito elevado

Os produtores de aço sentem os efeitos da deterioração da procura por parte dos principais setores compradores, como o automóvel, construção e máquinas. Após uma contração de 3,3% em 2019, espera-se que o valor acrescentado da siderurgia sofra uma redução superior a 22% este ano. A solidez financeira desta indústria deteriorou-se seriamente. Embora os atrasos e incumprimentos nos pagamentos tenham diminuído nos últimos meses em relação aos anteriores, registam-se crescimentos, desde março, face aos níveis de 2019, e a Crédito y Caución prevê que aumentem ainda mais nos próximos meses. O mesmo acontece com as insolvências, que começaram a aumentar.

• Agricultura - Risco médio

O setor viu-se afetado, inicialmente, pelas consequências do confinamento, com problemas de transporte e falta de trabalhadores temporários estrangeiros. Atualmente, vê-se afetado por uma elevada taxa de infeções por coronavírus entre os temporários que trabalham no subsetor de frutas e hortaliças. Embora se preveja que o valor acrescentado da agricultura sofra uma contração superior a 5% em 2020, há boas perspetivas quanto a uma rápida recuperação.

• Alimentação - Risco médio

Em geral, esta indústria apresenta margens pequenas, na medida em que a pressão sobre os preços por parte dos grandes distribuidores obriga os produtores e transformadores de alimentos a ajustar os seus lucros. No curto prazo, muitos negócios de alimentação mostram um alto nível de adaptação. A recessão económica mundial e a possível escalada do conflito comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos continuam a constituir riscos para o setor, podendo dar lugar a uma deterioração do risco de crédito das empresas, em especial aquelas que dependem das exportações. Devido ao confinamento e à evolução negativa do setor do turismo por causa dos surtos de coronavírus, os fornecedores de alimentos para hotéis e restaurantes, especialmente as empresas de bebidas, sofrem uma deterioração das suas vendas. Espera-se que o valor acrescentado do setor contraia cerca de 0,5% em 2020, após um crescimento de 1,9% em 2019. Embora os atrasos nos pagamentos e incumprimentos tenham diminuído nos últimos meses em relação aos anteriores, desde março que há aumentos em relação aos valores de 2019 e a Crédito y Caución prevê que aumentem ainda mais nos próximos meses. Não se espera um aumento brusco das insolvências.

• Automóvel e transporte - Risco muito elevado

O setor de transporte viu-se gravemente afetado pela pandemia e pelas consequentes medidas de contenção adotadas, em especial no segmento de transporte de passageiros. Espera-se que o seu valor acrescentado diminua 15% em 2020. No setor automóvel prevê-se que tanto a produção como a venda de veículos diminuam drasticamente em 2020, e que o valor acrescentado da indústria decresça 35%. Devido às amplas medidas de confinamento, a maioria das empresas ativas neste setor fecharam temporariamente as suas atividades no início do ano. Isto provocou uma importante diminuição das margens e dos resultados para os fabricantes, fornecedores e concessionários durante a primeira metade de 2020, sem que se preveja uma forte retoma no segundo semestre. Os atrasos nos pagamentos e as insolvências aumentaram nos últimos meses e é esperado que, a curto prazo, aumentam ainda mais.

• Bens de consumo duradouro - Risco muito elevado

O consumo privado de bens de consumo não alimentar deteriorou-se devido ao impacto do coronavírus e muitos negócios fecharam temporariamente devido ao confinamento. Após o levantamento das restrições, a deterioração do sentimento dos consumidores e o forte aumento do desemprego parecem constituir um obstáculo a uma recuperação a curto prazo, já que se espera que o consumo das famílias diminua mais de 12% este ano e prevê-se que o valor acrescentado das vendas a retalho contraia mais de 15%. A solidez financeira de muitas empresas deteriorou-se gravemente e antecipa-se que os incumprimentos e as insolvências aumentem durante os próximos meses.

• Construção e materiais de construção - Risco muito elevado

A construção enfrentava, antes do surto de coronavírus, um aumento do risco de crédito principalmente entre os seus operadores de menor dimensão. Devido à atual recessão, as empresas veem-se afetadas pelo adiamento de projetos e pela redução do volume de encomendas, em especial no segmento das obras públicas. Embora os concursos públicos tenham sido reiniciados em maio de 2020, espera-se uma recuperação dos investimentos apenas a médio e longo prazo. No segmento da construção habitacional, a procura vê-se afetada pelo aumento do desemprego e pela deterioração do clima de investimento devido à contração económica. Dito isto, nos últimos meses, o mercado de remodelação de moradias melhorou significativamente. Prevê-se que o valor acrescentado da construção sofra uma redução de quase 14% em 2020, enquanto o valor acrescentado dos materiais de construção apresentará uma redução de cerca de 9%. A Crédito y Caución prevê que tanto os incumprimentos como as insolvências aumentem nos próximos meses, após a estabilização registada com o fim do confinamento.

• Eletrónica e TIC - Risco elevado

As vendas deterioraram-se devido ao encerramento dos negócios durante o confinamento. A deterioração do sentimento dos consumidores, o aumento do desemprego e a forte diminuição do consumo das famílias parecem constituir um obstáculo a uma forte recuperação a curto prazo. Embora o aumento do comércio eletrónico e das vendas de equipamentos de telecomunicações tenha compensado, em parte, a diminuição do consumo, prevê-se que o valor acrescentado das TIC diminua mais de 5% em 2020. Os incumprimentos aumentaram nos últimos dois meses.

• Financeiro - Risco elevado

O setor vê-se gravemente afetado pela recessão económica geral, com um aumento dos problemas financeiros, tanto para as empresas como para os consumidores. Isto poderia conduzir a um aumento dos incumprimentos, embora a situação seja mitigada pelas garantias que a Administração oferece aos bancos. Devido às más perspetivas económicas e às expetativas sobre as baixas taxas de juros a longo prazo, os bancos espanhóis aumentaram consideravelmente a deterioração dos seus ativos no primeiro semestre de 2020. Em consequência, os resultados caraterizaram-se por grandes provisões e pela deterioração dos lucros. Espera-se que o valor acrescentado do setor financeiro contraia 1,5% em 2020.

• Máquinas e engenharia - Risco elevado

As perspetivas de negócio deterioraram-se, com as encomendas e a produção a diminuírem consideravelmente. A procura por parte dos principais setores compradores caiu e as interrupções nas cadeias de fornecimento que marcaram o início de 2020 tiveram um impacto negativo. Espera-se que o valor acrescentado da engenharia contraia 15% em 2020, e que os atrasos nos pagamentos e as insolvências aumentem drasticamente. Embora os incumprimentos tenham diminuído nos últimos meses em relação aos anteriores, desde março que estão a crescer face aos níveis de 2019. A Crédito y Caución prevê que tanto os atrasos nos pagamentos como as insolvências continuem a aumentar nos próximos meses.

• Metalurgia - Risco muito alto

A metalurgia está a sentir os efeitos negativos da deterioração da procura por parte dos principais setores compradores, como o setor automóvel, construção e máquinas. Espera-se que o valor acrescentado do setor contraia mais de 19% em 2020, num contexto de grave deterioração da solidez financeira das empresas. Embora o aumento dos incumprimentos se tenha suavizado nos últimos dois meses, as insolvências aumentaram e espera-se que, a curto prazo, continuem a crescer.

• Papel - Risco elevado

As indústrias gráficas e os fabricantes de papel veem-se afetados estruturalmente pelo processo de digitalização. As interrupções nas cadeias de fornecimento resultantes das medidas de confinamento tiveram um impacto negativo. As embalagens de cartão apresentam um melhor desempenho que outros segmentos devido à estabilidade da procura por parte da indústria alimentar e ao aumento do comércio eletrónico durante o período de confinamento. Contudo, prevê-se que o valor acrescentado do setor do papel sofra uma redução superior a 6% em 2020. Embora os incumprimentos tenham diminuído nos últimos meses com relação aos meses anteriores, desde março que estão a aumentar face aos níveis registados em 2019. A Crédito y Caución prevê novos aumentos nos próximos meses.

• Químico e Farmacêutico - Melhoria do risco de elevado para médio

Muitas empresas do setor químico estão a sentir os impactos da deterioração da procura por parte dos principais setores compradores, a nível nacional e mundial. Prevê-se que o valor acrescentado dos produtos químicos contraia 2% em 2020, enquanto o setor de produtos farmacêuticos terá um crescimento de 1%. Contudo, o subsetor dos cosméticos viu-se gravemente afetado pela diminuição do consumo das famílias e pelo encerramento total dos retalhistas durante o confinamento.

• Serviços - Risco muito elevado

Devido às amplas medidas de confinamento perante o surto de coronavírus, muitos segmentos sentiram um impacto muito negativo no primeiro semestre de 2020, em especial os hotéis, restaurantes, bares, eventos, entretenimento, agências de viagens e operadores turísticos. A esperança de uma forte recuperação na temporada de férias de verão viu-se frustrada pelo ressurgir das infeções de coronavírus em Espanha. Espera-se que o valor acrescentado do setor de serviços contraia 10% em 2020 (hotelaria terá uma contração de 19%). As insolvências nos hotéis, restaurantes e todos os segmentos relacionados com o turismo aumentaram consideravelmente nos últimos meses e espera-se que esta tendência se mantenha por mais tempo.

• Têxtil - Risco muito elevado

Os produtores, grossistas e retalhistas do setor têxtil, que já antes do surto de coronavírus sentiam os impactos negativos de uma concorrência feroz e de margens pequenas, viram-se afetados pela deterioração das vendas, tanto a nível nacional como internacional. Após diminuir 5% em 2019, espera-se que o valor acrescentado do setor têxtil sofra nova contração de 14% em 2020. Os pequenos retalhistas foram os mais afetados pelos efeitos negativos do confinamento e pela queda do sentimento dos consumidores. Prevê-se que os incumprimentos e as insolvências aumentem ainda mais durante os próximos meses.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 24%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.