O risco de incumprimento no Brasil

Os setores automóvel e transportes, bens de consumo duradouro, maquinaria e engenharia, metalurgia e aço, e têxtil apresentam um risco de incumprimento muito elevado.

Lisboa - 24-jun-2020

• Alimentação – Risco baixo

Apesar das vendas atuais, o setor vê-se afetado pelas consequências do confinamento nos transportes e na cadeia de fornecimento. Prevê-se que o crescimento do valor acrescentado diminua 0,2%, após um aumento de 1,4% em 2019.

• Agricultura - Risco médio

As empresas são afetadas pelo aumento dos custos de importação de produtos básicos, como os agroquímicos, devido à volatilidade do real em relação ao dólar, o que tem um impacto negativo nas suas margens. Além disso, o confinamento gerou problemas de transporte. Prevê-se que o valor acrescentado da agricultura diminua mais de 3% em 2020, após os crescimentos registados em 2018 e 2019.

• Automóvel e Transportes - Degradação de risco elevado a muito elevado

A produção e as vendas de automóveis sofrem uma deterioração da procura. Isto conduz a graves tensões de liquidez e à escassez de caixa em muitas empresas. O valor acrescentado do setor automóvel deverá contrair mais de 24% em 2020, com atrasos nos pagamentos e insolvências entre fornecedores e revendedores de automóveis.

• Construção e Materiais – Risco muito elevado

A incerteza relacionada com o Brexit e a retração do investimento tiveram um efeito negativo no desempenho do setor antes do surto de coronavírus. O setor é caraterizado por uma forte concorrência, principalmente no extremo inferior da cadeia de valor. As dificuldades no acesso ao financiamento bancário continuam a ser uma fonte de problemas de liquidez. O nível de pagamentos em atraso é elevado e as insolvências cresceram mais de 6% em 2019. A atual crise económica vai piorar a situação. O valor acrescentado da construção deverá contrair 4,5% em 2020, com um aumento adicional das insolvências.

• Bens de consumo duradouro - Degradação do risco de elevado para muito elevado

Muitos pequenos retalhistas já estavam a enfrentar um contexto de custos elevados, diminuição do volume de negócios, aumento da concorrência de retalhistas online e deterioração das margens, antes da pandemia de coronavírus. O nível de encerramentos de lojas e de insolvências de grandes retalhistas foi excecionalmente elevado em 2019. A interrupção de atividade durante o confinamento já levou a uma subida das insolvências e o número de falências deverá aumentar acentuadamente nos próximos meses. O valor acrescentado do retalho deve contrair quase 5% em 2020.

• Eletrónica e TIC - Degradação de risco médio a muito elevado

O setor sofreu interrupções na cadeia de fornecimento nos primeiros meses de 2020 e a procura deverá permanecer volátil para alguns segmentos e produtos. Em 2020, o valor acrescentado da Eletrónica e das TIC deverá contrair 13% e 0,5%, respetivamente.

• Financeiro – Risco baixo

O setor permanece relativamente robusto. No entanto, problemas financeiros crescentes para empresas e consumidores devido à desaceleração económica podem levar a mais incumprimentos nos bancos e condições de empréstimo mais restritas. Prevê-se que o valor acrescentado do setor financeiro diminua mais de 3% em 2020.

• Maquinaria e Engenharia - Deterioração do risco de elevado a muito elevado

As empresas deste setor são afetadas pelas importações de produtos mais caros devido à volatilidade das taxas de câmbio, aos encerramentos que afetam a força de trabalho e à deterioração da procura por parte de importantes setores compradores, como o petrolífero e do gás, uma vez que o investimento de capital está a contrair-se. Espera-se um declínio acentuado nas vendas e um aumento dos pagamentos em atraso e das insolvências. O valor acrescentado diminuirá 7,5% em 2020.

• Metalurgia e aço - Degradação do risco de elevado para muito elevado

As empresas deste setor são afetadas pela deterioração da procura dos principais setores de compras, como petróleo, gás e construção. É esperado um declínio acentuado nas vendas e um aumento dos pagamentos em atraso e das insolvências. Em 2020, prevê-se que o valor acrescentado da metalurgia e do aço diminua 10% e 15%, respetivamente.

• Químico e farmacêutico – Risco baixo

As empresas químicas e farmacêuticas melhoraram os resultados e as suas margens nos últimos dois anos, e a experiência de pagamento tem sido boa nos últimos dois anos. É esperado um crescimento da procura por medicamentos. No entanto, no subsetor de produtos químicos, a maioria das matérias-primas precisa de ser importada e os custos de produção estão expostos à volatilidade das taxas de câmbio. Ao mesmo tempo, a procura das principais indústrias de compradoras está em declínio. Prevê-se que o valor acrescentado dos produtos químicos diminua cerca de 5% em 2020.

• Papel – Degradação do risco de médio para elevado

Os produtores de papel são afetados pela diminuição da procura decorrente das medidas de confinamento, da recessão económica e da digitalização. O valor acrescentado da indústria deverá contrair quase 3% em 2020. A taxa de incumprimento das empresas de papel está a aumentar.

• Serviços – Degradação do risco de baixo para elevado

Devido às amplas medidas de confinamento perante o surto de coronavírus e ao aumento do desemprego, espera-se que muitos segmentos sofram enormemente, em especial os hotéis, restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagens e operadores turísticos. Prevê-se que o valor acrescentado dos hotéis e serviços de catering contraia quase 6% em 2020. O esgotamento geral da liquidez no setor de serviços levará a maiores atrasos nos pagamentos e insolvências.

• Têxtil – Deterioração do risco de elevado para muito elevado

Os produtores, grossistas e retalhistas do setor têxtil já enfrentavam forte concorrência, baixas margens, mudanças no comportamento dos clientes e aumento crescente da concorrência de novos retalhistas on line, antes do surto de coronavírus. O desempenho deteriorou-se ainda mais devido às baixas vendas motivadas pelo confinamento e pelo aumento do desemprego. Prevê-se que o valor acrescentado do têxtil diminua mais de 4% em 2020, após contrações em 2018 e 2019.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.