O risco de incumprimento em Portugal

Os setores do aço, automóvel, bens de consumo duradouro, construção, eletrónica, financeiro, maquinaria, metalurgia, papel, serviços e têxtil apresentam um elevado risco de incumprimento.

Lisboa - 30-set-2020

• Aço - Risco muito elevado

Os produtores e comerciantes de aço sentem os efeitos da deterioração da procura por parte de setores compradores como o automóvel, construção e máquinas, e das interrupções na cadeia de fornecimento. Após uma contração de 4,5% em 2019, prevê-se que o valor acrescentado sofra uma nova redução de quase 9%. A solidez financeira das empresas deteriorou-se gravemente. Os atrasos nos pagamentos e as insolvências aumentaram nos últimos meses e espera-se que continuem a crescer.

• Agricultura - Risco médio

O setor foi afetado por problemas de logística durante o confinamento e pela falta de temporários estrangeiros. Embora se preveja que o valor acrescentado da agricultura contraia 5% em 2020, há boas perspetivas quanto a uma rápida recuperação em 2021.

• Alimentação - Risco médio

As margens são pequenas já que a política de preços dos grandes distribuidores pressiona os produtores e transformadores de alimentos. A curto prazo, muitos negócios revelam um alto nível de adaptação. Os segmentos que fazem entregas a hotéis e restaurantes estão a ser severamente afetados pela pandemia, particularmente as empresas de bebidas. Contudo, prevê-se que o valor acrescentado aumente cerca de um 1% em 2020.

• Automóvel e transporte - Risco muito elevado

Os produtores de automóveis e os concessionários estão a sentir uma forte deterioração das vendas de automóveis de passageiros e de veículos comerciais, o que está a dar lugar a uma diminuição geral das margens que causa graves tensões de liquidez. Espera-se que o valor acrescentado do setor automóvel contraia 34% em 2020. No segmento de transporte a diminuição estará próxima dos 15%. Os atrasos nos pagamentos e as insolvências vão aumentar nos próximos meses.

• Bens de consumo duradouro - Risco muito elevado

O consumo privado de bens de consumo não alimentar deteriorou-se devido ao impacto do coronavírus e muitos negócios fecharam temporariamente devido ao confinamento. A deterioração do sentimento dos consumidores e o forte aumento do desemprego poderiam constituir um obstáculo à recuperação, a curto prazo. A solidez financeira de muitas empresas deteriorou-se gravemente e a morosidade e as insolvências vão continuar a aumentar nos próximos meses. O valor acrescentado das vendas a retalho vai diminuir mais de 11% em 2020.

• Construção e materiais - Risco muito elevado

O setor já apresentava um fraco desempenho antes do surto de coronavírus, com um aumento do risco de crédito concentrado nos operadores mais pequenos. Devido à atual recessão, as empresas veem-se afetadas por problemas na cadeia de fornecimento, adiamento de projetos e redução do volume de encomendas. Espera-se que o valor acrescentado da construção se reduza mais de 8% em 2020. Os atrasos nos pagamentos e as insolvências aumentaram no primeiro semestre e espera-se que esta tendência negativa se consolide nos próximos meses.

• Eletrónica e TIC - Risco elevado

As vendas deterioraram-se devido ao confinamento. A deterioração do sentimento do consumidor, a diminuição do consumo das famílias e o forte aumento do desemprego podem constituir um obstáculo a uma retoma significativa, a curto prazo. Embora o aumento do comércio eletrónico e as vendas de equipamentos de telecomunicações tenham compensado, em parte, a diminuição das vendas, prevê-se que o valor acrescentado das TIC diminua mais de 7% em 2020. As insolvências aumentaram nos últimos meses e espera-se que esta tendência negativa se mantenha.

• Financeiro - Risco elevado

O setor vê-se gravemente afetado pela recessão económica geral. O aumento dos problemas financeiros das empresas e dos consumidores conduz a um aumento dos empréstimos improdutivos e à deterioração dos lucros. Espera-se que o valor acrescentado do setor contraia 9% em 2020.

• Maquinaria e engenharia - Risco elevado

As perspetivas continuam a deteriorar-se, já que as encomendas disponíveis e a produção diminuíram consideravelmente. A procura por parte dos setores compradores chave, como o automóvel e a construção, continua moderada. Prevê-se que o valor acrescentado da engenharia contraia 7% em 2020. A morosidade e as insolvências cresceram nos últimos meses. Espera-se que esta tendência negativa se mantenha pelo menos até aos primeiros meses de 2021.

• Metalurgia - Risco muito elevado

Os produtores e comerciantes de metais sentem a deterioração da procura por parte de setores compradores como o automóvel, a construção e a fabricação de máquinas. É esperado que o valor acrescentado do setor sofra uma contração superior a 7% em 2020, num contexto de deterioração significativa da solidez financeira das empresas.  Embora as insolvências tenham diminuído nos últimos meses, a morosidade está a crescer. Não se pode descartar que as falências aumentem nos próximos meses.

• Papel - Risco elevado

Em 2019, a indústria foi gravemente afetada pelos persistentes aumentos de preço da pasta de papel nos mercados internacionais, a par de um enquadramento de mercado muito competitivo. Isto provocou uma deterioração das margens comerciais. Algumas das principais empresas do setor sofreram perdas substanciais. A deterioração da procura, devido à recessão económica atual, dará lugar a uma contração do valor acrescentado do setor de cerca de 10% em 2020. A morosidade e as insolvências aumentaram nos últimos meses e prevê-se que continuem a aumentar.

• Químico e farmacêutico - Melhoria do risco de elevado para médio

Muitas empresas químicas estão a sentir uma deterioração da procura por parte dos principais setores compradores a nível nacional e mundial. Prevê-se que o valor acrescentado dos produtos químicos sofra uma contração de aproximadamente 3% em 2020, enquanto o valor acrescentado dos produtos farmacêuticos aumentará cerca de 7% devido ao incremento das despesas com a saúde.

• Serviços – Risco muito elevado

Devido às amplas medidas de confinamento perante o surto de coronavírus, muitos segmentos foram gravemente afetados, em especial os hotéis, restaurantes, bares, espetáculos, eventos culturais, agências de viagem e operadores turísticos. Prevê-se que o valor acrescentado dos serviços sofra uma contração de cerca de 7% em 2020 e que a morosidade e as insolvências continuem a aumentar.

• Têxtil - Risco muito elevado

Os produtores, grossistas e retalhistas, que já tinham problemas antes do surto de coronavírus devido à forte concorrência e às margens reduzidas, foram afetados pela deterioração das vendas, tanto no mercado doméstico como para exportação. Após uma diminuição de 4,6% em 2019, espera-se que o valor acrescentado do setor têxtil contraia novamente em 2020, cerca de 11%. Os atrasos e incumprimentos nos pagamentos e as insolvências vão continuar a crescer nos próximos meses, afetando principalmente os retalhistas mais pequenos que tiveram de fechar as suas lojas durante o confinamento.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 24%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.