Novas condições excecionais para a concessão e comunicação de prorrogações

A Crédito y Caución aplica uma flexibilidade adicional para acompanhar as necessidades dos seus segurados e estabelece, com efeito imediato, uma ampliação do conceito contratual da prorrogação do vencimento.

Lisboa - 26-mar-2020

Tendo em conta a declaração do estado de emergência nacional, muitos dos nossos segurados estão a receber pedidos ou comunicações dos seus clientes para adiar vencimentos de pagamento anteriormente acordados, pelo menos enquanto durar esta situação excecional.

As nossas apólices dão ao vendedor segurado uma ampla margem para negociar os créditos cobertos com os seus clientes. No entanto, na atual conjuntura, a Crédito y Caución entende que é necessário aplicar uma flexibilidade adicional para acompanhar as necessidades dos seus segurados.

Por este motivo, com efeito imediato, estabelecemos uma ampliação do conceito contratual de prorrogação do vencimento. Consequentemente, até indicação expressa em contrário por parte da Companhia, serão consideradas situações de prorrogação que não necessitam de autorização prévia da Companhia, para além das já estabelecidas em cada apólice, as seguintes:

• Os acordos de renovação de vencimentos de pagamento cuja data original seja posterior a 14 de março de 2020. Para este efeito, é indiferente que este vencimento original corresponda à data de pagamento inicial ou a uma anterior renovação da mesma.
  • Sempre que a nova data de vencimento não seja prorrogada por mais de 90 dias a contar da data em que o acordo for alcançado.
  • Sempre que o mesmo pagamento original não seja renovado mais do que três vezes consecutivas.
  • E sempre que o segurado tenha um pedido escrito por parte do seu cliente nesse sentido ou, em alternativa, informe o devedor por escrito da nova data de vencimento.

Esta flexibilização do conceito de prorrogação é opcional para o segurado. A concessão de uma facilidade de pagamento excecional aos seus clientes depende inteiramente da sua vontade. No entanto, se for exercida, deve ser comunicada à Companhia pelos canais habituais.

Lembramos que a concessão de prorrogações aos seus clientes não implica o pagamento de qualquer prémio adicional ou modificação da nossa cobertura, tendo unicamente como efeito a interrupção do prazo para o Segurado efetuar a comunicação de Aviso de Ameaça de Sinistro, previsto na sua apólice.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.