O incumprimento nos pagamentos é a principal fraqueza do Chipre

O mais recente relatório da Crédito y Caución confirma o significativo progresso desta pequena economia do Mediterrâneo e a sua elevada exposição a alterações no panorama internacional.

Lisboa - 15-nov-2019

Em 2013, o Chipre protagonizou uma profunda crise financeira que exigiu a intervenção do Fundo Monetário Internacional para apoiar as finanças públicas e o setor bancário. O mais recente relatório da Crédito y Caución confirma o significativo progresso desta pequena economia mediterrânica que está agora numa posição muito mais sólida. No entanto, a seguradora de crédito destaca a persistência de algumas vulnerabilidades como uma dívida excessiva, níveis elevados de incumprimento junto da banca e desequilíbrios externos que aumentam a exposição da ilha a uma mudança no panorama global. A Crédito y Caución prevê que o crescimento do PIB do Chipre abrande para 2,8% devido à queda da procura na Zona Euro e ao enfraquecimento do turismo em resultado do Brexit e da recuperação de destinos como a Turquia e o Egito.

A principal debilidade do Chipre reside no seu setor bancário que ainda está dominado por ativos de muito baixa qualidade e por taxas de incumprimento elevadas que, em 2018, atingiram os 32%, de longe o valor mais elevado da Zona Euro. Isto limita a concessão de novos empréstimos e a rentabilidade dos bancos. Os desequilíbrios externos permanecem relevantes. Em 2019, o défice em conta corrente deverá atingir cerca de 9% do PIB. A consequência desse défice persistente é que a dívida externa não caiu de modo significativo desde a crise. Em 2018, ficou num nível extremamente elevado de 551% do PIB, o que representa uma ligeira melhoria face aos 590% de 2013.

A recuperação económica do Chipre foi sólida. As finanças públicas encontram-se numa situação relativamente saneada, a crise do setor bancário terminou e recuperou-se, em grande medida, a competitividade. No entanto, há uma série de riscos que persistem. A reestruturação da dívida tem um longo caminho a percorrer e a alavancagem do privado continua elevada, o que constitui um risco para o ainda frágil setor bancário. O crescimento do investimento está demasiado centrado na Construção e as ameaças externas estão a aumentar devido à incerteza em torno de um Brexit sem acordo”, refere o relatório.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.