Polónia exposta ao impacto negativo do Brexit

A Crédito y Caución alerta para os efeitos que a saída do Reino Unido da União Europeia terá sobre a Polónia a curto prazo, este que é um dos mercados de proximidade mais dinâmicos.

Lisboa - 16-out-2019

A economia da Polónia apresenta uma elevada vulnerabilidade às consequências financeiras e económicas do Brexit. O mais recente relatório da Crédito y Caución recorda que as remessas anuais dos polacos que vivem no estrangeiro ascendem a 4.000 milhões de euros, grande parte das quais provenientes do Reino Unido. “A longo prazo, a saída do Reino Unido da União Europeia poderá afetar os fundos estruturais, que desempenham um papel importante no progresso económico da Polónia. O Reino Unido é também o seu segundo destino de exportação a seguir à Alemanha”, salienta a seguradora de crédito.

Apesar desta exposição ao Brexit, a Crédito y Caución espera que o forte crescimento do PIB polaco se mantenha em 2019, impulsionado pelo consumo e pelo investimento. “Em 2020 prevemos que a expansão económica abrande, mas que continue sólida, em torno dos 3%. Embora se possa esperar uma diminuição do crescimento do investimento e das exportações, a evolução do consumo privado deverá manter-se sólida, sustentada pelo aumento do emprego e pelo crescimento dos salários e dos apoios sociais”, refere o relatório.

Devido à rigidez do mercado laboral, a escassez de mão de obra qualificada está a transformar-se num dos principais problemas da economia polaca, em especial no setor manufatureiro, um facto que poderia afetar o crescimento económico potencial do país, num contexto de reforma antecipada de uma parte importante da população ativa devido à diminuição da idade de reforma.

Após a deflação de 2015 e 2016, os preços ao consumidor começaram a subir em 2017, impulsionados pelos aumentos salariais. Prevê-se que a inflação na Polónia cresça acima de 2% em 2019 e 2020. Por enquanto, a política monetária tem sido flexível e o Banco Central manteve a taxa de juro de referência num nível histórico inferior a 1,5% desde o segundo semestre de 2015. A dívida pública apenas representa 50% do PIB e o défice público diminuiu desde 2017 devido ao aumento das receitas fiscais. No entanto, os gastos públicos voltaram a aumentar devido à redução da idade de reforma, aos apoios sociais e ao investimento público prévio às eleições parlamentares a decorrer no próximo domingo.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.

Nome Fornecedor Finalidade Expiração Tipo URL
_gcl_au googletagmanager.com Utilizado por Google AdSense para experimentar con la eficacia de la publicidad en los sitios web que utilizan sus servicios. 3 meses HTTP pageLink
_ga googletagmanager.com Registra un ID único que se utiliza para generar datos estadísticos sobre cómo el visitante utiliza el sitio web. 2 años HTTP pageLink
_gat Script inline Utilizado por Google Analytics para reducir la tasa de solicitudes 1 día HTTP pageLink