Brasil reforça-se contra risco de incumprimento

O mais recente Barómetro de Práticas de Pagamento revela que as empresas brasileiras estão a reforçar as suas políticas de gestão de crédito e de avaliação da solvabilidade dos clientes.

Madrid - 17-jul-2019

O mais recente Barómetro de Práticas de Pagamento sobre o Brasil, divulgado pela Crédito y Caución, revela que as empresas estão a reforçar a proteção de faturas a pagamento face a riscos de incumprimento. Segundo o estudo, 33% do valor total das faturas B2B emitidas no Brasil é afetado por situações de incumprimento. Em média, para converter as faturas vencidas em dinheiro, as empresas brasileiras necessitam de 56 dias, menos três do que em 2018.

Para aliviar a pressão financeira sobre os negócios, 43% das empresas brasileiras adotam medidas para corrigir o fluxo de caixa e 39% são forçadas a atrasar o pagamento de faturas aos seus próprios fornecedores. A taxa média de incumprimento para empréstimos comerciais é de cerca de 2,5%. Com uma perceção de risco tão elevada, as empresas estão a reforçar as suas políticas de gestão de crédito em torno da avaliação da solvabilidade dos potenciais clientes. Quarenta e três por cento das empresas realizam verificações da solvência dos seus clientes e 37% solicitam métodos de pagamento seguros, como pagamento a dinheiro. Trinta e três por cento das empresas fazem provisões contra dívidas incobráveis de modo a garantir a sua estabilidade financeira. Além disso, 33% estão protegidas contra a volatilidade das moedas e o impacto na taxa de câmbio.

Neste contexto, as empresas brasileiras têm uma opinião otimista quanto à evolução das práticas de pagamento B2B. Quarenta e oito por cento esperam uma melhoria nos próximos meses, face aos 22% que acreditam num agravamento. Para melhorar a sua gestão dos riscos de incumprimento, 35% vão reforçar as verificações de solvabilidade dos seus clientes e 33% pretendem reclamar as faturas em atraso com maior frequência.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países. Pertencemos ao Grupo Catalana Occidente, um dos líderes do setor segurador em Espanha e de seguro de crédito no mundo.