Morosidade na América do Norte aumentará no segundo semestre

A Crédito y Caución alerta que as políticas e disputas comerciais internacionais, assim como o aumento das insolvências, terão um impacto negativo no comportamento de pagamento das empresas.

Madrid - 25-jun-2019

De acordo com o Barómetro de Práticas de Pagamento divulgado pela Crédito y Caución, 33% das empresas nos Estados Unidos, 34% no Canadá e 40% do México esperam um aumento no número de clientes que vão atrasar os seus pagamentos por mais de 90 dias, gerando problemas de fluxo de caixa e um aumento nos Prazos Médios de Pagamento.

Nos Estados Unidos, esta previsão afeta 83% das empresas do setor metalúrgico, 40% na construção e 33% das empresas de TIC e eletrónica. No Canadá, este é o caso de três em cada cinco empresas do setor da construção. No México, 64% das empresas de maquinaria e 54% de bens de consumo duradouro e construção prevê um aumento do tempo necessário para recuperar as faturas B2B em atraso.

"Após dez anos consecutivos de queda nas insolvências, prevemos que os atrasos nos pagamentos na América do Norte aumentem nos próximos meses. Trata-se de uma clara inflexão em relação ao ano passado, que se deve, principalmente, às mudanças na política comercial das administrações e à desaceleração da economia mundial que, além de nublar as perspectivas de insolvência, estão a exercer uma grande pressão sobre o comércio mundial. Isto expõe mais as empresas norte-americanas ao risco de incumprimento por parte dos seus clientes B2B. A gestão eficaz dos incumprimentos é uma das chaves para a longevidade de uma empresa. Neste sentido, o seguro de crédito continua a ser a ferramenta mais eficaz para construir um negócio com segurança", explica o diretor regional da Atradius para os Estados Unidos, Canadá e México, David Huey.

Na expectativa de um aumento na morosidade, as empresas estão a tomar decisões para proteger os seus fluxos de caixa. Assim, 38% das empresas no México, 35% nos Estados Unidos e 30% no Canadá planeiam verificar com maior frequência a solvência dos seus clientes antes de oferecer condições de crédito. Enquanto 33% das empresas no Canadá, 28% nos EUA e 18% no México têm previsto aumentar as suas provisões para fazer face a atrasos nos pagamentos.

O trabalho de campo deste Barómetro de Práticas de Pagamento foi realizado seis meses após a conclusão do novo acordo comercial para a América do Norte. Os resultados são particularmente reveladores já que mais da metade das exportações, 56% das empresas contactadas para o estudo, nos três países, são destinadas à região. Dezoito por cento das empresas, em comparação com os 16% de há um ano, apenas comercializam dentro da região.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.