Aumenta a incerteza sobre o desempenho da Coreia do Sul

O elevado nível da dívida privada é um dos principais riscos negativos para a economia sul-coreana.

Madrid - 03-abr-2019

O desempenho económico da Coreia do Sul é cada vez mais incerto. Segundo o mais recente relatório da Crédito y Caución, o crescimento vai voltar a desacelerar em 2019 devido ao abrandamento das exportações e às novas regras hipotecárias que procuram conter o elevado endividamento das famílias coreanas, próximo dos 160% do rendimento disponível. A expansão económica será suportada pelo aumento do emprego público, dos apoios sociais e de um novo incremento do salário mínimo.

"O elevado nível da dívida privada continua a ser um risco para a economia, juntamente com o rápido envelhecimento da população. A concorrência da China, de longe o mercado de exportação mais importante, está a tornar-se mais feroz, já que as empresas chinesas estão a ampliar, com sucesso, a cadeia de valor em algumas das principais indústrias de exportação da Coreia do Sul, como a indústria automóvel ou a eletrónica", explica o relatório.

As exportações representam aproximadamente 50% do PIB do país, principalmente semicondutores e outros produtos eletrónicos, automóveis e produtos químicos. O princípio de acordo com os Estados Unidos aliviou os receios sobre a exposição a tarifas de importação punitivas suportadas por outros mercados. No entanto, devido à sua elevada dependência do comércio internacional e à integração da cadeia de fornecimento na Ásia, a Coreia do Sul é sensível aos riscos decorrentes de uma intensificação da disputa comercial entre a China e os Estados Unidos ou de um abrandamento forçado da economia chinesa.

"Parece que o atual modelo económico da Coreia do Sul, impulsionado pelas exportações e dominado pelos chaebols, a fórmula sul-coreana de conglomerados empresariais, já não é capaz de garantir o emprego suficiente e aumento do poder de compra”, refere o relatório que defende um aprofundar das reformas para diversificar o crescimento dos serviços, o consumo interno, a inovação e a produtividade das pequenas empresas.

Não se podem descartar novas tensões sobre o programa nuclear da Coreia do Norte. Isso, ou uma escalada do conflito na península coreana, teria efeitos adversos na confiança das empresas e das famílias sul coreanas e nos seus investidores estrangeiros.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 26%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.