2018: mais um ano de números fortes para a Atradius N.V.

O resultado anual da Atradius N.V. cresce 8,8% para 202,7 milhões de euros e as receitas com prémios de seguros aumentam 3,8%

Madrid - 12-mar-2019

• As receitas com prémios de seguros aumentaram 3,8% (5,3% a taxa de câmbio constante)
  • O resultado anual aumenta 8,8% para 202,7 milhões de euros.
  • Rácio combinado de 79,2%
  • O resultado da atividade de seguros e serviços é de 268,3 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 3,2%
  • Os capitais próprios tiveram um incremento adicional de 3,9%.
  • A solidez do rácio de solvabilidade ultrapassou os 200% (1)
  • Em 2018, a Moody's atualizou a classificação de robustez financeira da Atradius para "A2" (Outlook Estável)
  • A taxa de retenção de clientes melhorou ainda mais para 94% o que confirma o compromisso com a excelência na qualidade do serviço

(1)    Dependente da conclusão dos procedimentos de auditoria.

Isidoro Unda, CEO de Atradius N.V., comentou: "Mais um ano com números sólidos é o resultado de uma cultura empresarial forte, da expansão internacional e da implementação de iniciativas para aumentar a eficiência melhorando, com isso, a qualidade do serviço que prestamos aos nossos clientes. Face à incerteza económica mundial, estas melhorias colocam-nos numa melhor posição para satisfazer as crescentes necessidades da nossa crescente base de clientes e para continuar a expandir a nossa atividade nos próximos anos.”

Vendas e lucros

Em 2018, as receitas da Atradius N.V. com prémios de seguro aumentaram 3,8% de 1.588,1 milhões de euros em 2017 para 1.648,5 milhões de euros em 2018. Os lucros da empresa cresceram 8,8% de 186,2 milhões para 202,7 milhões de euros. A empresa coloca grande ênfase na disponibilidade e no serviço ao cliente abordagem que se traduziu em taxas de retenção sempre elevadas e num forte crescimento nos mercados emergentes na região da Ásia e Oceânia.

Receitas da atividade de seguros

As receitas da Atradius N.V. com prémios de seguros cresceram 3,8% alcançando os 1.648,5 milhões de euros em 2018, em comparação com os 1.588,1 milhões de euros obtidos em 2017 (5,3% a taxa de câmbio constante). A melhoria no seguro de crédito foi estável e consistente em quase todas as regiões, com algumas das taxas de crescimento mais fortes a registarem-se na Europa do Norte e Central, juntamente com Ásia, Oceânia e Unidade Global.

Sinistros

A Atradius N.V. alcançou um rácio de sinistralidade estável de 43,7%, num ambiente de risco desafiante em que apoiou sempre os seus clientes e pagou mais de 834 milhões de euros em indemnizações.

Despesas

O rácio de despesas melhorou para 35,5% em 2018, em comparação com 35,7% em 2017. Um controle de custos mais eficaz e os investimentos em tecnologia aumentaram a eficiência e permitiram à Atradius N.V. incrementar as receitas de forma mais rentável.

Resultado de seguros e serviços

O resultado da atividade de seguros e dos serviços da Atradius N.V. registou um aumento de 3,2%, alcançando os 268,3 milhões de euros em 2018, em comparação com os 260,1 milhões de euros obtidos em 2017.

Resultado de investimentos

A prudente carteira de investimentos da Atradius N.V. contribuiu com 22,1 milhões de euros, num ambiente difícil com taxas de juro baixas ou negativas e mercados bolsistas voláteis.

Resultado depois de impostos

O resultado depois de impostos aumentou 8,8% para atingir os 202,7 milhões de euros que comparam com os 186,2 milhões de euros obtidos em 2017. Este aumento reflete o excelente resultado da atividade anual de seguros, impulsionada pelo forte crescimento das receitas, por um rácio de sinistralidade sólido e pela redução adicional do rácio de despesas.

Rácio de solvabilidade

Reforçado pelo crescimento rentável do negócio e pela estabilidade dos investimentos, o rácio de solvabilidade da Atradius N.V. no final de 2018 ultrapassou novamente os 200% (1).

(1) Dependente da conclusão dos procedimentos de auditoria.

Rating

Em 2018, a Moody's elevou a classificação de robustez financeira da Atradius para "A2" (Outlook Estável). A classificação de risco de crédito da Atradius N.V. como emissor a longo prazo atribuída pela A.M. Best também foi melhorada de "A" para "A+", com um Outlook Estável. Ambos as classificações refletem a sólida situação financeira da Atradius N.V. e a sua posição de liderança no setor do seguro de crédito.

Perspetivas de negócio

A expectativa é que as taxas de crescimento económico nos mercados avançados diminuam em 2019, assim que as medidas comerciais e o ajustamento monetário comecem a pesar sobre a atividade económica. A diminuição das insolvências deverá terminar em 2019 e é previsível um aumento dos incumprimentos, o que irá criar um cenário de fundo para o aumento da procura de produtos e serviços da Atradius N.V.