Rússia mantém riscos de queda nas perspetivas de crescimento

A Crédito y Caución alerta para as debilidades estruturais do mercado russo e para o impacto das sanções da Europa e dos Estados Unidos sobre a produtividade, os investimentos e a expansão económica do país.

Madrid - 05-nov-2018

O mais recente relatório divulgado pela Crédito y Caución prevê que o PIB da Rússia, que voltou a crescer em 2017 após dois anos de contração, mantenha a sua recuperação em 2018 e 2019 impulsado pela subida dos preços do petróleo e por um aumento na procura interna. No entanto, a seguradora de crédito alerta para as debilidades estruturais do país e para o impacto das sanções da Europa e dos Estados Unidos sobre a produtividade, os investimentos e a expansão económica. “Os principais riscos de queda nas perspetivas de crescimento, a curto prazo, são o aumento da volatilidade da taxa de câmbio e o incremento da inflação em resultado das crescentes tensões geopolíticas", gerados pela imposição, desde agosto, de novas sanções e entraves ao comércio.

O relatório prevê que o aumento do consumo privado se mantenha sólido nos próximos meses, impulsionado por uma maior confiança do consumidor e uma taxa de inflação inferior. Contudo, o crescimento do investimento vai manter-se baixo em 2018 e 2019 devido ao elevado nível de risco percecionado e à debilidade institucional. O clima empresarial russo está imerso na incerteza sobre os direitos de propriedade, na debilidade das infraestruturas de transportes e na falta de concorrência nos mercados de bens e serviços.

Apesar de uma dívida pública baixa, cerca de 12% do PIB, e da pressão colocada pelos baixos preços do petróleo, a Rússia manteve o déficit público sob controlo durante a recente recessão. A Administração confirmou os seus planos de equilibrar o orçamento para 2020, utilizando um preço fixo de 40 dólares por barril. Qualquer receita adicional resultante de um preço do petróleo mais elevado será utilizada para intervir no mercado de divisas e aumentar as reservas de divisas estrangeiras.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.