Águas turbulentas no setor do aço

A Crédito y Caución alerta para os riscos que poderiam provocar uma queda imediata e significativa na procura de aço a nível regional ou mundial

Madrid - 27-nov-2018

A procura de aço a nível mundial está a abrandar. Depois de crescer cerca de 5% em 2017, prevê-se que 2018 termine com uma taxa de 1,8%, que se reduzirá a 0,7% em 2019. O mais recente Market Monitor divulgado pela Crédito y Caución alerta que a recuperação do setor do aço está assente em fatores cíclicos, num contexto de riscos estruturais não solucionados. "O excesso de capacidade continua a ser um problema importante, e a taxa de utilização global permanece baixa em comparação com os anos anteriores à crise de crédito de 2008", refere o relatório. A seguradora aponta vários riscos que, ao materializarem-se,  "poderiam provocar de imediato uma queda significativa na procura de aço a nível regional ou global": a escalada do conflito comercial entre a China e os Estados Unidos, a desaceleração da China, o Brexit, a recessão na União Europeia ou a saída de capitais dos mercados emergentes.

O resultado das crescentes disputas comerciais influenciará a evolução dos preços em 2019. Embora, até ao momento, o impacto direto das tarifas de importação sobre o aço e o alumínio impostas pelos EUA seja limitado para a maioria dos países, as incertezas no mercado aumentaram. Alguns produtores, como a China, Rússia, Turquia e Coreia do Sul, começaram a reorientar as suas exportações e a União Europeia adotou medidas de salvaguarda e antidumping para evitar preços baixos e importações baratas.

Nesse sentido, as tarifas sobre o aço e alumínio poderiam ter um impacto adverso na própria economia norte-americana, especialmente entre os setores compradores como o setor automóvel, de construção ou de bens de consumo duradouros. Não repercutir os aumentos de preços relacionados com as tarifas afetará as margens, enquanto a sua repercussão no preço final ao consumidor poderá reduzir a procura.

Na China, o excesso de capacidade continua a ser um grande desafio, apesar da redução de 120 milhões de toneladas na produção de aço ocorrida em 2016 e 2017. Espera-se que a procura nacional continue forte, apoiada pelo crescimento nas infraestruturas, mas as margens comerciais do setor são muito reduzidas e o alto nível de alavancagem permanece um problema sério.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.