Total de ações de insolvência cresce 28% em julho

O total de insolvências em julho aumentou 28% face ao mesmo período de 2017. Este aumento deve-se ao encerramento de processos em curso. As constituições registaram um crescimento homólogo de 3,7%.

Madrid - 09-ago-2018

Em Julho de 2018 registou-se um aumento de 28% no total de ações de insolvência, com 499 empresas insolventes, mais 109 que em igual período de 2017. O total acumulado até final de julho é de 4.042 empresas, mais 6,9% que em 2017.

Até julho, as declarações de insolvência requeridas diminuíram 6,1% face a 2017, enquanto as apresentações à insolvência pelas próprias empresas registaram uma diminuição em 4,4% e os encerramentos com plano de insolvência uma redução de 34,2% relativamente a 2017. Apenas as declarações de insolvência (encerramento de processos) cresceram 19,4% nos primeiros sete meses do ano.

Lisboa e Porto são os distritos com o acumulado de insolvências mais elevado, 1.113 e 901 respetivamente. Em relação a 2017, estes valores traduzem aumentos de 1,8% para Lisboa e 21,4% para o Porto. Estes dois distritos representam 49,8% do total nacional.

Os aumentos mais notórios até final de julho verificaram-se nos distritos de Beja (130,8%), Angra do Heroísmo (116,7%), Guarda (67,7%), Castelo Branco (51,2%), Vila Real (40,5%) e Faro (40,4%). Dos 22 distritos, 15 registam aumentos e correspondem a 75% do total nacional.

As diminuições face ao mesmo período de 2017 são registadas em seis distritos: Madeira (18%), Évora (16%), Setúbal (13,9%), Leiria (11,5%), Viseu (11,6%) e, por último, Viana do Castelo (4,5%). Estes distritos representam 17,1% do total nacional de insolvências.

Por setores, até final de julho de 2018, só três apresentam um decréscimo de insolvências: Telecomunicações (-33,3%), Transportes (-7,2%) e Hotelaria e Restauração (-0,9%). Os setores com aumentos mais significativos são: Indústria Extrativa (140%), Eletricidade, Gás, Água (38,5%), Agricultura, Caça e Pesca (19,6%), Comércio a Retalho e por Grosso (9,3% e 12,9% respetivamente) e Comércio de Veículos (9,2%).

Constituições com crescimento acumulado de 11,3%

Em julho de 2018 foram constituídas 3.171 novas empresas, mais 112 que em termos homólogos (crescimento de 3,7%). No acumulado o aumento face a 2017 é de 11,3%.

O número mais significativo de constituições regista-se no distrito de Lisboa, com 9.647 novas empresas (aumento de 18,2%). O Porto ocupa a segunda posição, com 4.981 novas constituições (aumento de 14,6%), seguido pelo distrito de Setúbal (2.059 novas empresas que traduzem um crescimento de 20,8%). Seguem-se Braga com 2.014 empresas (+7,5%), Faro com 1.596 empresas (+11,7%), Aveiro com 1.236 empresas (+1,5%), Leiria com 1.026 empresas (+6,2%), Coimbra com 740 empresas (+6,6%) e a Madeira com 653 empresas (+6%).

As descidas mais significativas registam-se nos distritos da Horta (-28,2%), Portalegre (-24,8%), Bragança (-17,2%), Beja (-14,6%), Santarém (-6,3%) e Castelo Branco (-1,1%).

Até julho de 2018, os setores que manifestam maior peso nas novas constituições são: Outros Serviços (representam 47,7% do total), Hotelaria/Restauração (11,9%), Construção e Obras Públicas (9,5%) e Comércio a Retalho (8,3%).

Os setores com aumentos mais significativos nas constituições são: Transportes (55,9%), Indústria Extrativa (33,3%), Construção e Obras Públicas (22%) e Comércio de Veículos (16,4%). Com valores negativos face a julho de 2017 surgem os setores de: Agricultura, Caça e Pesca (-34,5%), Eletricidade, Gás e Água (-6,9%) e Telecomunicações (-3%).

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.