Atrasos nos pagamentos afetam 55% das exportações dos EUA

A percentagem de atrasos nos pagamentos registada pelas empresas norte-americanas nas suas vendas B2B internacionais é superior em 15 pontos percentuais ao valor verificado no seu mercado doméstico.

Madrid - 31-jul-2018

As empresas norte-americanas registam atrasos muito significativos na cobrança das suas operações B2B nos mercados internacionais. De acordo com as conclusões do Barómetro de Práticas de Pagamento no continente americano divulgado pela Crédito y Caución, 55% das suas faturas internacionais não são pagas atempadamente, um valor percentual muito superior aos 40% que registam no mercado doméstico. As empresas canadianas também alcançam um melhor desempenho entre os seus clientes domésticos, mas o diferencial é de apenas nove pontos percentuais face aos 15 registados nos EUA. Dos três países na área de abrangência do NAFTA, o México é aquele que regista o maior atraso de pagamento nas suas faturas B2B, tanto no mercado interno (59%), como nos mercados internacionais (57%).

As duas principais razões para o atraso no pagamento por parte dos clientes B2B nacionais são a insuficiência de verbas disponíveis e o atraso intencional como forma de financiamento. A percentagem de empresas que comunica a falta de fundos disponíveis por parte dos seus clientes aumentou no México e nos EUA, enquanto o uso de faturas pendentes para financiar a atividade apenas cresceu nos Estados Unidos. No caso dos clientes B2B estrangeiros, a complexidade dos procedimentos de pagamento é a principal razão para o atraso, com um crescimento nos três países da área de abrangência do NAFTA, com especial incidência no México.

Neste contexto, de acordo com as conclusões do estudo divulgado pela empresa líder no seguro de crédito na Península Ibérica, as empresas da região estão muito mais disponíveis para conceder crédito comercial aos clientes domésticos do que aos seus clientes internacionais.

As empresas mexicanas apresentam a taxa de incumprimento final mais elevada da área do NAFTA, que afeta 2% da sua faturação. Esta percentagem cai para 1,5% no Canadá e 1,3% nos Estados Unidos. A maior frequência de incumprimento é registada entre os compradores de bens de consumo duradouro, serviços comerciais e construção civil. O principal motivo para o incumprimento (51%) é a insolvência formal do cliente, a que se seguem a incapacidade de localização do cliente, o insucesso nas tentativas de recuperação da dívida e a sua antiguidade.

Crédito y Caución é uma das marcas líderes em seguro de crédito interno e de exportação em Portugal, com uma quota de mercado de 27%. A Crédito y Caución contribui para o crescimento das empresas, protegendo-as dos riscos de incumprimento associados a vendas a crédito de bens e serviços. A marca Crédito y Caución também está presente em Espanha e no Brasil. No resto do mundo opera como Atradius. Com uma quota de mercado mundial de 24%, somos um operador global de seguro de crédito presente em mais de 50 países.  A nossa actividade consolida-se no Grupo Catalana Occidente.